A Regional de Saúde de Manhumirim, por meio do Núcleo de Assistência Farmacêutica, realizou nesta quinta-feira (05/12), a última Oficina de Assistência Farmacêutica de 2019.
O evento foi destinado aos farmacêuticos municipais e responsáveis pela dispensação de medicamentos de alto custo nos municípios da região, e teve o objetivo capacitar e atualizar esses profissionais no que se refere aos procedimentos e protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, além de esclarecimentos sobre resoluções e utilização do Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) e outras demandas.
“Nossa preocupação é qualificar e oferecer total apoio à assistência farmacêutica dos municípios. Nossas oficinas tem o objetivo de capacitar e promover o alinhamento em procedimentos importantes como protocolo clínico e diretrizes terapêuticas, documentos e exames exigidos no protocolo, relação de medicamentos e quantidade máxima mensal autorizada e disponibilizada pela SES/ MG”, destacou Nathalia Estevanovic, coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Manhumirim.
O diretor da Regional de Saúde, Juliano Estanislau Lacerda, destacou que as oficinas permitem o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos municípios e são momentos para a troca de experiências exitosas entre entre todos os participantes. “São momentos que aproveitamos também para despertar a reflexão nos profissionais sobre a qualidade dos serviços prestados aos usuários”, frisou Juliano.
Foram abordados assuntos relacionados ao fluxo de solicitação de medicamentos para tratamento de todos os agravos endêmicos e utilização do SIGAF (dispensação e distribuição) e alinhamento do fluxo de acesso aos medicamentos, montagem de processo, orientações aos pacientes, protocolos além do acesso ao APP MG e a disponibilidade e análise de processos.
Antonio Rodrigues / ASCOM GRS Manhumirim