Doze estudantes concluíram os cursos técnicos em Florestas, Agronegócio e Zootecnia oferecidos pelo Senar, por meio da Rede e-Tec, em Manhuaçu. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 11 de abril, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) da cidade, reunindo familiares, amigos e autoridades locais.
Entre os formandos, o sentimento era de gratidão e conquista. O produtor rural Antônio Vieira, agora técnico em Zootecnia, contou emocionado que “o curso agregou muito conhecimento pela competência técnica dos professores, qualidade das aulas e material que uso para consulta e consigo aplicar o aprendizado na propriedade. Estou muito feliz”.
A formanda Maria Aparecida de Jesus, técnica em Florestas, celebrou o feito ao lado da família. “Após os 50 anos, retornar e recomeçar foi ímpar. Essa formatura foi emocionante”.
Para Laura Sayda, também formada em Florestas e que já está atuando profissionalmente com projetos de reflorestamento, a formação tem um significado profundo. “A partir de agora o nosso lugar é onde há um futuro sendo construído com responsabilidade”, afirmou.
Durante a cerimônia, o analista regional do Sistema Faemg Senar parabenizou os novos profissionais reforçando o potencial do setor. “Certamente essa conquista é resultado de muito esforço e agro mineiro precisa de profissionais preparados como vocês para seguir
crescendo”.
O gerente regional da Emater, Rômulo Matozinhos, também prestigiou o evento e reforçou a importância do polo na região.
“Espero que sigam lado a lado com os produtores rurais, assim como o Sindicato e o Senar Minas ”, afirmou.
Já Vilma Matias, coordenadora do polo da Rede e-Tec em Manhuaçu, destacou o empenho dos estudantes: “Espero que sejam profissionais únicos e responsáveis, defensores da agropecuária sustentável dispostos a lutar pelos seus sonhos e por seus lugares de atuação no nosso setor”.
História de pioneirismo
O polo de Manhuaçu tem um papel de destaque na história da formação profissionalizante do Senar em Minas Gerais, sendo o primeiro a oferecer as capacitações no estado. Em 2025, a iniciativa completa 10 anos de atuação, comemorando a formação de profissionais capacitados para o mercado do agronegócio.
“Temos um histórico de excelentes profissionais formados aqui que estão fazendo a diferença em suas propriedades, abrindo empresas ou atuando no setor público”, destacou Tércia Almeida, coordenadora de Educação Formal do Sistema Faemg Senar.
Durante a cerimônia, o presidente do SPR de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, celebrou mais uma etapa concluída nessa trajetória. “É um momento de muita alegria. O Sindicato cumpriu sua missão até aqui”, afirmou.
Ele também destacou a qualidade da formação. “Profissionais formados pelo Senar são facilmente absorvidos pelo mercado porque todos reconhecem a excelência do Senar.”
Novidade
No segundo semestre, o Polo de Manhuaçu também passará a ofertar o curso técnico em Agropecuária. O anúncio foi feito durante a cerimônia. Tércia Almeida convidou todos a fazerem parte da transformação proporcionada pela educação por meio dos cursos técnicos. “Se você ainda não faz parte deste sonho, venha conosco”.
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Rede E-tec acesse: https://etec.senar.org.br/
(Lillian Moura / Comunicação FAEMG/ SENAR-MG)