Voluntários do Programa Periferia Viva procederam com a entrega de kits de alimentos da agricultura familiar para moradores dos Bairros São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida, no último sábado, 02/10. A iniciativa social é fruto de parceria que envolve as Pastorais Carcerária, da Criança e Missionária (Paróquia São Lourenco), STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração), associações comunitárias e apoiadores na cidade e no campo.
Uma vez por mês, os voluntários levam até as casas de moradores com urgentes necessidades os kits contendo alimentos produzidos pela agricultura familiar de Manhuaçu.
Esse levantamento junto às famílias é feito previamente pelos membros das Pastorais participantes do Programa. Famílias que estão em dificuldade financeira ou apresentam algum comprometimento em sua estrutura, como a ausência do chefe ou da chefe de família, ou seja, aquela pessoa que traz o sustento para a casa, seja por desemprego, prisão ou problema de saúde, têm prioridade no acesso a estes kits.
Participaram da distribuição dos kits neste final de semana, a Diretora de Previdência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu e membro do MAM, Dayse Muniz; Presidente da Associação de Moradores do B. São Francisco de Assis, Presidente Neusa Maria Alves; representante da Pastoral Missionária, Iraci Aparecida de Oliveira, e da Pastoral Carcerária, Aparecida Moreira.
A realização deste programa social beneficia agricultores familiares de Manhuaçu e a geração de renda local, já que os alimentos são comprados diretamente dos mesmos. Por outro lado, as famílias necessitadas têm acesso a produtos hortifrutigranjeiros naturais e nutritivos, cultivados sem agrotóxicos, o que contribui para a saúde da população.