domingo , 10 novembro 2024
Home / cultura / Falece Aloísio Teixeira Garcia, Ex-deputado e Membro da Academia Mineira de Letras

Falece Aloísio Teixeira Garcia, Ex-deputado e Membro da Academia Mineira de Letras

Aloisio Teixeira

Faleceu em Belo Horizonte, Dr. Aloísio Teixeira Garcia, Ex-deputado Estadual Constituinte por Minas Gerais, pelo PMDB. Ocupante da Cadeira nº 36 da Academia Mineira de Letras, Dr. Aloísio era Presidente da Mantenedora do Centro Universitário UNIFACIG e Colégio América. 

Nascido em Lavras (MG), em 27 de abril de 1944, Dr. Aloísio era professor. Atuou como Diretor-adjunto do BEMGE (Banco do Estado de Minas Gerais) gestão 1970-1972, e foi Presidente do IBC (Instituto Brasileiro do Café), nos anos de 1984 e 1985. 

Contemporâneo do também saudoso Ex-deputado Dr. Jorge Hannas, depois de ser eleito, Dr. Aloísio licenciou-se para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Educação de Minas Gerais. Foi também Secretário de Estado da Cultura, Chefe de Gabinete dos Ministérios da Agricultura e da Indústria e do Comércio e Presidente do Centro Universitário UNA.

Em setembro de 2019, foi homenageado em especial sessão da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), como um dos 88 parlamentares da 11ª Legislatura (1987-1991), por ocasião da comemoração dos 30 anos da Promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais.

Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, Minas Gerais foi o primeiro Estado da Federação a elaborar sua nova Carta Magna. A Constituição Mineira, também intitulada “Constituição Compromisso”, foi promulgada em setembro de 1989, marcada por intensa participação popular e pelo convívio harmônico entre os diferentes partidos que compunham a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à época.

Nas redes sociais, o Centro Universitário UNIFACIG emitiu Nota de Pesar: ‘Com profundo pesar, nós do UNIFACIG, nos despedimos do Dr. Aloísio Teixeira Garcia, Presidente da nossa Mantenedora, Diretor do Colégio América e de todas as nossas unidades.

Homem digno, cidadão comprometido, Pai e avô dedicado, deixa um grande legado, fruto da sua dedicação à educação e à cultura.

Que sua memória inspire as futuras gerações’.

O Presidente da Academia Mineira de Letras, Jacynto Lins Brandão, lamentou a morte do professor, com a seguinte Nota:

“Aloísio Garcia teve uma vida plena de realizações, em que se destacam as atividades na área educacional e cultural. Foi secretário de estado nas duas áreas, em mandatos diferentes, além de presidente do Centro Universitário UNA. Teve destacada atuação na Academia Mineira de Letras, de que foi Secretário Geral. Seu legado persistirá”, afirma.

Sua despedida ocorre neste domingo, 19/05, entre 16h e 20h, na Metropax, na Av. do Contorno 3.000, no B. Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

 

Thomaz Júnior

Veja Também

Carteira de Trabalho

Desemprego no Brasil cai para 6,4%, mas agropecuária registra queda no número de trabalhadores

A taxa de desocupação no Brasil recuou para 6,4% no trimestre encerrado em setembro de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *