quarta-feira , 26 junho 2024
Home / agricultura familiar / Exportações brasileiras de café alcançaram o segundo maior recorde

Exportações brasileiras de café alcançaram o segundo maior recorde

cafe maos graos

O ano-safra comercial 2019/20 do café brasileiro, líder mundial, que iniciou em julho de 2019 e encerrou em junho de 2020, registrou quase 40 milhões de sacas vendidas, o segundo maior recorde histórico (o maior foi no ciclo anterior, com 41,4 milhões de sacas). “O desempenho das exportações foi muito positivo e refletiu os grandes esforços de toda a cadeia produtiva para exportar o café brasileiro com eficiência, apesar dos desafios da pandemia nos últimos quatro meses e do baixo ciclo apresentado na safra 2018/19”, observou Nelson Carvalhaes, presidente do Conselho dos Exportadores do Brasil (Cecafé), em 13 de julho de 2020.

O dirigente lembrou todo o empenho do setor em adotar os cuidados necessários na prevenção, garantindo a saúde e a proteção de todos os profissionais envolvidos. Em relação ao recorde anterior, as vendas diminuíram apenas 3,6% em volume e 5,9% em receita cambial (US$ 5,1 bilhões), mas tiveram acréscimo de 8,8% em reais, totalizando R$ 22,9 bilhões. Chamaram atenção também maiores envios de cafés robusta (mais 22,7%, equivalendo a 11,1% do total). Os arábicas representaram 78,8% do total, o industrializado solúvel, 10% e o torrado&moído, 0,1%. Ainda os cafés diferenciados corresponderam a 17% do total.

As exportações brasileiras de café, que têm participação de cerca de 32% do total mundial, foram destinadas a 125 países no ano-safra. Além de acréscimos havidos para os principais mercados (Estados Unidos e Alemanha), os maiores destaques em termos de crescimento de vendas foram o México (111,8%), a Federação Russa (24,9%) e a Espanha (6,7%). O Cecafé enfatizou o aumento da venda de café verde para países produtores (mais 41,8% sobre o período anterior), entre os quais se incluem México, Equador, Indonésia e Vietnã. Entre os exportadores brasileiros figuram 260 empresas, 22 cooperativas e 21 produtores, utilizando 25 portos de embarque, destacando-se o de Santos, com 79,2% do total.

COM QUALIDADE

Em relação ao novo período das exportações (ano-safra 2020/21), o Cecafé está novamente confiante. “Estamos otimistas com as perspectivas de uma boa safra em curso, tanto em café arábica quanto para o conilon, que até o momento vem se apresentando com muito boa qualidade”, assegurou o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes. Demonstrou toda a confiança de que “o mundo poderá saborear ainda mais o café brasileiro no próximo ano cafeeiro, com qualidade, eficiência e sustentabilidade”.

(Fonte: Gazeta)

Veja Também

Moçambique cafe

Moçambique planeja aumentar produção de café com três mil novos produtores

Atualmente, cerca de quatro mil pequenos agricultores estão envolvidos na produção de café através de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *