quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / ESPECIAL HISTÓRIA: o 1º Prefeito e a criação da Comarca de Manhuaçu

ESPECIAL HISTÓRIA: o 1º Prefeito e a criação da Comarca de Manhuaçu

Prefeito Joaquim Gonçalves DutraO primeiro Chefe do Executivo de Manhuaçu e Presidente da Câmara Municipal foi o Senhor Joaquim Gonçalves Dutra (Capitão Joaquim Gonçalves Dutra).

Ele governou o município entre 1880 e 1883, quando foi sucedido por Padre Fortunato de Souza Carvalho, o 2º Prefeito.
Conforme o Historiador Flávio Mateus dos Santos, em ‘A República do Silêncio’, Joaquim Gonçalves Dutra era o maior proprietário de terras da região e não possuía patente militar.
Na época, era comum entre os proprietários de terra a compra de títulos militares ou a própria nomeação, como alternativa para evitar a ameaça de invasão de posseiros.

Além disto, ao comprarem títulos, os coronéis, majores e capitães além de figurar do lado do governo republicano, estabeleciam e firmavam relações de clientelismo com as elites locais que figuravam no cenário político. (SANTOS, 2009, p. 124)

A primeira eleição municipal em Manhuaçu – foi realizada no dia 1º de junho de 1880, tendo a municipalidade elegido para Agente do Executivo (Prefeito) o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra. ¹

Criação da Comarca do Rio Manhuaçu

Neste mesmo ano, criava-se a Comarca do Rio Manhuaçu, de acordo com a Lei nº 2.665, de 05 de Novembro de 1880, que era composta também por Santa Luzia do Carangola.

 

Serafim Tibúrcio chega à Manhuaçu

Conforme pesquisa de Flávio Mateus, também foi em 1880 que Serafim Tibúrcio chegou em Manhuaçu. Nascido em Jequeri (MG), o tropeiro que mais tarde se tornaria Cobrador de Impostos, Coronel, Prefeito e responsável pela criação da República do Manhuassu, que durou 22 dias no ano de 1896, no município.

1881:

1ª Legislatura na Câmara Municipal

Conforme a Legislação na época, o Agente do Executivo também exercia a função de Presidente do Legislativo.
Em 1881 foi implantada a 1ª Legislatura do Município de Manhuaçu, tendo como 1º Presidente, o Capitão Joaquim Gonçalves Dutra. Ele assinou o Termo do Município de Manhuaçu, em 30 de outubro daquele ano.²
Naquela época, o Agente do Executivo (Prefeito) também exercia a função de Presidente do Legislativo.

Município tem novo nome

Também em 1881, o município foi elevado à categoria de cidade pela Lei nº 2.766 de 13 de setembro de 1881, vindo a se chamar ‘Manhuassu’, contando com seis distritos: Santa Margarida, São Simão, São Roque do Caratinga, Vermelho, Santa Helena e a sede São Lourenço do Manhuassú. Empenhado na organização do município, Joaquim Gonçalves Dutra instalou os distritos de São Sebastião do Sacramento, Senhor Bom Jesus de Pirapetinga e Dores do José Pedro.
Quatro anos antes da promulgação desta Lei (entre 1877 até 1881), o município chamava-se ‘São Lourenço do Manhuassu’. Ou seja, a partir da elevação do município à categoria de cidade, em 1881, alterou-se o nome apenas para Manhuassu (grafia com ss).

RUA JOAQUIM GONÇALVES DUTRA

Rua Joaquim Gonçalves DutraNa cidade, a via conhecida como ‘rua da ponte estreita’, que interliga as Ruas Júlio Bueno e Antônio Wellerson, nas proximidades do acesso à Rua Mellin Abi-Ackel, leva o nome do saudoso ex-prefeito.

(Redação e pesquisa: Thomaz Júnior – Thomaz@cidadesdocafe.com)

Fontes:

1 – (MIRANDA, Roberto de Assis. Histórico de Manhuaçu. Manhuaçu: Datilografado, 1977, p. 33, apud SANTOS, Flávio Mateus dos. A República do Silêncio: Manifestações do Poder Local no Leste de Minas Gerais 1877-1896, p. 128, 1ª ed.).

2 – Pesquisa realizada em Atas da Casa Legislativa de Manhuaçu, no ano de 2009.

3 – (SANTOS, Flávio Mateus dos. A República do Silêncio: Manifestações do Poder Local no Leste de Minas Gerais 1877-1896, p. 128, 1ª ed.)

3 – Guia Estrada Brasil 2005 (ed. Viver, ES)

4 – Internet: http://nalentedahistoria.blogspot.com/2013/11/emancipacao-politica-de-manhuacu.html

5 – GAMA, José Olinto Xavier da. Manhuaçu, Rio e Município;

6 – Pesquisas feitas pelo Sr. Ary Nogueira da Gama.

7 – ABREU, José Miguel de. Simonésia: Minha Terra e Minha Gente. 2ª edição 1999.

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *