A Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, em Manhuaçu, tem se destacado pela nova forma de trabalho com a implantação do Ensino Médio Integral. A estrutura e o currículo permitem a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens.
A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas.
A escola foi convocada a participar do programa do EMTI (Ensino Médio Tempo Integral em 2017). O desafio era construir uma escola integral com alunos de 14 a 17 anos.
A direção conta que iniciaram com os primeiros anos do ensino médio e, gradualmente, fizeram a expansão para se tornar uma escola totalmente integral. Com o programa dos governos federal e estadual, a EE Maria de Lucca Pinto Coelho foi se adaptando para oferecer um ensino de excelência, uma formação para a vida como fator preponderante às habilidades e competências para o século 21, tendo o aluno como centro do modelo educacional, formando assim, jovens que são protagonistas de sua própria história.
No ensino médio integral, o aluno descobre suas habilidades, além de se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a vida profissional. Mais do que apenas conteúdos, eles têm um espaço para descobrir sonhos, vocações e receber orientações.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam de aulas de Projeto de Vida, Educação Financeira, disciplinas eletivas, Práticas Experimentais, entre outros conteúdos importantes para sua formação.
Atualmente, a Escola Maria de Lucca conta uma estrutura física bem moderna e tecnológica. A quadra é coberta e há três laboratórios bem equipados de biologia, física e química. Existem ainda dois laboratórios de informática; uma sala de inglês; biblioteca com locais temáticos, televisão de 55 polegadas, livros literários e outros títulos indicados pelos alunos.
Cada sala de aula é personalizada, com televisão de 55 polegadas e árvore dos sonhos. Além do espaço físico, a escola organiza clubes protagonistas, jogos de mesa e rádio para os intervalos. Os nossos lanches e almoços passam por orientação nutricional da Superintendência Regional de Ensino.
Para contemplar a singularidade de cada estudante na construção do seu percurso formativo, a escola está sempre buscando uma formação continuada no amplo conhecimento e no desenvolvimento da pluralidade e dignidade para sua aprendizagem de vida.