quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / Escola de Jaguaraí é classificada no 1º Prêmio Escola Transformação 2022

Escola de Jaguaraí é classificada no 1º Prêmio Escola Transformação 2022

Jaguarai escola

O Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Participam do Prêmio Escola Transformação 2022 as escolas de ensino regular que possuam dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou na 3ª série do ensino médio (tradicional e integrado), desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.

A Escola Estadual do Jaguaraí foi a única na área da 20ª SRE/ Manhuaçu classificada para final, na 1ª Edição, categoria Porte I, escolas com até 250 matrículas ativas.

Jaguarai escola

Nesta edição em que a escola foi classificada, o critério de elegibilidade para a premiação foi ‘alcançar a taxa de participação de estudantes igual ou superior a 80% na aplicação e lançamento da Avaliação Diagnóstica’.

Localizada no Distrito de Jaguaraí, em Reduto, a escola atende alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos dois anos, os estudantes receberam atendimento remoto devido a pandemia da COVID 19. “Motivo este que nos impulsionou a nos reinventarmos para atender nossos alunos com o menor prejuízo possível na aprendizagem. A princípio ficamos desolados, pois não estávamos preparados para tal adversidade, sequer imaginávamos que um dia vivenciaríamos um isolamento social assim, cada um em sua casa”, explica Claudiana Luzia Vieira Moreira Bastos, Diretora da Escola.

Jaguarai escola

Ainda de acordo com ela, até então a situação era nova e superar este desafio foi uma motivação a mais para os profissionais da escola. “Tal adversidade não impediu que nos desdobrássemos para que os Planos de Estudos Tutorados (PETs) implementados pela SEE/MG, através do site Se Liga na Educação e do App Conexão Escola chegassem até as casas dos nossos alunos”, ressalta.

Outro desafio foi a falta de internet em algumas residências, sendo algumas em pontos mais distantes e de difícil acesso. “Através de reuniões semanais remotas e com a colaboração de todos conseguimos aos poucos superarmos os obstáculos e com a ajuda de Deus que não nos permitiu perder a fé e a vencermos nossas limitações que naquele momento pareciam ser intransponíveis. Mas, como resultado desse trabalho, obtivemos 100% de participação ativa, tanto nas atividades curriculares quanto nas avaliações internas e externas. Através do desenvolvimento de um plano de ação pedagógica com foco em atividades de caráter informativo, instrucional e orientador, encaminhados com frequência por meio do serviço de motoboys, foi possível mantermos a comunicação com as famílias de todos os nossos estudantes, e, com a colaboração deles, vencermos os percalços do caminho”, finaliza.

Todo esse esforço foi recompensado e premiado com a menção honrosa do Prêmio Escola em Transformação, da SEE/MG, dentre as 350 escolas que se destacaram em Minas Gerais por todo o trabalho desenvolvido em prol do ensino-aprendizagem de qualidade e com equidade.

(Fonte: Portal Caparaó)

Veja Também

viatura giroflex

Operação Cavalo de Aço reforça segurança no trânsito em Matipó

Na tarde da última segunda-feira (18/11), foi realizada em Matipó a Operação Cavalo de Aço, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *