O 11º BPM divulgou nesta segunda-feira, 27/01, os números de vítimas de enchentes e de deslizamentos registrados na região, na área de atuação da unidade militar. Foram registradas ocorrências nas seguintes cidades:
Luisburgo: cinco vítimas
Trágicos deslizamentos resultaram em pelo menos cinco vítimas fatais em Luisburgo, neste final de semana.
Em uma das ocorrências, duas vítimas. A fatalidade foi registrada no Córrego da Pedra, onde um casal de idosos que teria tentado sair da casa de carro, durante o início da inundação, foi levado pela correnteza.
Uma das vítimas foi a senhora Maria Bicalho Ferreira, 62 anos. O corpo dela foi localizado há uma distância aproximada de três km de sua residência. O esposo Valtair Alves de Sousa, 63 anos, também arrastado pelas águas, ainda encontra-se desaparecido.
A casa deles foi totalmente destruída e o veículo foi localizado, preso em meio às arvores a cerca de dois quilômetros do local.
Também em Luisburgo, outro acidente foi registrado na Comunidade Pedra Dourada. No local, o soterramento da residência do senhor Sidnei da Silva Alves, 42 anos, que morava com sua esposa, Rita de Cássia Pereira, de mesma idade, e do filho Sidimar da Silva Alves, 16 anos.
O corpo da vítima Sidnei foi encontrado, contudo sua esposa e filho ainda estão desaparecidos.
ALTO CAPARAÓ: QUATRO VÍTIMAS FATAIS
Em Alto Caparaó, mais ocorrências de deslizamentos e vítimas fatais.
No sábado, 25, deslizamento no Córrego Bragança atingiu diversas casas. Em uma das residências, havia família com cinco pessoas, sendo um casal e três filhos. Duas crianças conseguiram escapar antes de a casa ser atingida e levada pelas águas.
Deste trágico acontecimento, foram localizadas as três vítimas fatais: o casal Jorcenei Peron Araújo, 40 anos, e Elcimeire de Oliveira Araújo, 36, e o filho Riquelme de Oliveira Araújo, de apenas três anos de idade.
No Córrego Fama, também no sábado, 25, uma casa foi atingida por deslizamento. A vítima Clarisvaldo Barbosa Rezende, 50 anos, foi localizada logo pela manhã e levada sem vida para Caparaó, onde reside sua família.
SIMONÉSIA: QUATRO VÍTIMAS
Em deslizamento ocorrido no sábado, 25, no Córrego Três Barras, uma residência foi totalmente soterrada. Três pessoas morreram: Sebastião Joaquim de Freitas, 81 anos, Alda Clementina de Freitas, 73, e a jovem Vanessa Júlia Gomes de Freitas, de 15 anos.
No momento do acidente não foi possível o deslocamento ao local para socorro, devido à precariedade das estradas, nem mesmo com a intervenção de máquinas da prefeitura.
Os próprios moradores, vizinhos e amigos retiraram os corpos em meio a lama. Eles foram liberados para o serviço funerário e levados para o pronto atendimento de Simonésia, para as demais providências.
ALTO JEQUITIBÁ: TRÊS VÍTIMAS FATAIS
Deslizamentos também ocasionaram mortes e tristeza em Alto Jequitibá.
No sábado, 25, deslizamento atingiu casa no Córrego Indaiassú. A residência teria sido arrastada até o leito do rio, com três crianças junto, rio abaixo.
Uma delas foi socorrida. O menino João Vitor Fagundes Salim, de 12 anos, foi encontrado no rio, e salvo por populares.
Os bombeiros militares trouxeram o garoto à UPA/ Manhuaçu para atendimento médico. Em razão do estado grave, a vítima foi transferida para Belo Horizonte.
As outras duas crianças, irmãs de João Vitor: Eduardo Fagundes Salim, de sete anos, e Isadora Fagundes Salim, bebê de apenas 01 ano, foram localizadas já sem vida. Os corpos das duas crianças foram encaminhados ao pronto socorro de Alto Jequitibá.
Outro acidente envolvendo deslizamento ocorreu no Povoado Luanda, também no sábado, 25. A senhora Dinora Rosalina da Silva, 101 anos, ficou soterrada. Ela chegou a ser socorrida por populares, mas chegou sem vida ao pronto socorro local.
MANHUAÇU: VÍTIMA DE AFOGAMENTO
Em Manhuaçu, foi registrada uma vítima fatal durante a inundação do rio. A ocorrência foi registrada no sábado, 25/01, na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Coqueiro.
De acordo com testemunhas, Ueldison Carlos da Cruz, 33 anos, havia entrado nas águas do Rio Manhuaçu e ficando submerso por muito tempo. Populares resgataram o corpo horas depois, quando o nível das águas já estava menor. O serviço funerário recolheu o corpo para demais providências.
SANTA MARGARIDA: UMA VÍTIMA DE SOTERRAMENTO
No sábado, 25, deslizamento no Córrego Cachoeirinha causou o soterramento de uma residência. A vítima, Daniel Henrique de Souza, chegou a ser socorrida por populares, mas veio a óbito logo após.
PEDRA BONITA: DUAS VÍTIMAS DE SOTERRAMENTO
No Córrego do Café, no sábado, deslizamentos atingiram o casal Marelene e José do Carmo, que caminhava pela estrada, segundo relato de populares.
No primeiro desmoronamento de terra, o senhor Leandro conseguiu sair, e, ajudado por uma pessoa próxima, tentou resgatar a esposa. De repente, houve um segundo deslizamento, o que complicou a situação e inviabilizou o resgate da vítima com vida.
Populares ajudaram a levar a vítima Marelene Aparecida Ferreira do Carmo, 34 anos, já sem vida, para a cidade de Santa Margarida. Ela foi encaminhada na ambulância do serviço de saúde municipal para o IML de Manhuaçu.
No sábado, deslizamento no Córrego da Laje atingiu uma casa. Nela estava a vítima Vanessa de Souza Chaves, 17 anos, que dormia no quarto no momento do acidente. Ela chegou a ser socorrida por familiares, mas veio a óbito.
Na mesma data, deslizamento no Córrego dos Cruz, tirou a vida de Laurentino Ferreira da Costa, 65 anos. Ele foi localizado na manhã desta segunda-feira, 27. Sua casa também foi atingida.