Com saldo positivo de mais de 11 mil postos de trabalho, o mês de abril encerrou com 245.654 admissões e 233.877 desligamentos, demonstrando um desempenho superior ao observado no mesmo período do ano passado, tendo sido de 9.721 vagas. Os números estão no mais recente levantamento produzido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e publicado nesta sexta-feira, 7 de junho.
O crescimento do emprego em abril é explicado pela criação de novas vagas para o cultivo de café e laranja na região sudeste do país. Também contribuiu positivamente a fabricação de álcool na região centro oeste. Por outro lado, a queda de desempenho do mercado agro em abril está relacionada com a safra da cadeia do açúcar no nordeste, que registrou uma perda de 9,6 mil postos de trabalho. A região Sudeste manteve o processo de admissão de profissionais para a cadeia do açúcar, elevando em 6,1 mil os trabalhadores do setor no mês.
Dos 4.727 Municípios com movimentação no mercado de trabalho do agro, 2.243 apresentaram expansão e 2.160 tiveram redução. As cidades com as maiores expansões mensais foram Capela do Alto (SP) (+1.278), Bebedouro (SP) (+1.047), e Formosa (GO) (+964).
Os Municípios com maior população foram responsáveis por 19% do saldo positivo no mês (+2,3 mil vagas) e pequenas cidades representaram 43% do saldo mensal. A região sudeste gerou 24,8 mil vagas, justamente puxada pela cadeia do açúcar e do cultivo de laranja. A região nordeste perdeu vagas no mês de abril, na esteira dos desligamentos da cadeia do açúcar (-13 mil vagas).
Fonte: CNM.