quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Defesa Civil / Em visita à Manhuaçu, Governador Romeu Zema anuncia medidas para ajudar a região

Em visita à Manhuaçu, Governador Romeu Zema anuncia medidas para ajudar a região

Após vistoriar as cidades da região atingidas por inundações e deslizamentos, o Governador Romeu Zema Neto e autoridades estaduais do Legislativo e Judiciário foram acolhidos pela Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca), no Paço Municipal, em reunião que envolveu representantes da Defesa Civil e Prefeitos, na tarde deste domingo, 26/01.

Além de Manhuaçu, o Governador sobrevoou os municípios que também registraram destruição e perda de vidas humanas no fim de semana, como Manhumirim, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Espera Feliz e Caparaó.

Acompanhado da Prefeita Cici e do Deputado João Magalhães, em Manhuaçu, Romeu Zema foi até locais severamente atingidos pela enchente, como a Rua Antônio Wellerson, a Baixada e o B. Engenho da Serra.

Em seguida, o Governador se reuniu com 21 prefeitos da região e autoridades para discutir medidas e buscar soluções para os problemas causados pelas chuvas.

Integraram a Mesa Diretora, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves; Presidente do TJMG, Desembargador Dr. Nelson Missias de Moraes; Presidente da ALMG, Deputado Agostinho Patrus; Presidente do Ministério Público de Minas Gerais, Dr. Antônio Sérgio Tonet; Deputados Estaduais João Magalhães e Celise Laviola; Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Araújo; Secretário Geral Do Estado, Dr. Igor Eto; Secretária de Estado de Impacto Social, Elizabeth Jucá; Chefe de Gabinete Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; Comandante da 12ª RPM de Ipatinga, Coronel Sérvio Túlio Salazar Mariano, e o Comandante do 5º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros/ MG, Coronel Alexandre Casarim.

O governador informou que assinou decreto declarando situação de emergência em 47 municípios mineiros, muitos deles da região. A Defesa Civil mobilizará todos os órgãos estaduais nas ações de resposta e reabilitação dos cenários. O decreto também facilita a aquisição de bens necessários para as atividades visando à recuperação das cidades.

 “A grande prioridade no momento é ajudar essas pessoas. E assim que o tempo melhorar e os danos forem levantados, nós daremos prosseguimento com essa reparação. O próprio ministério do Desenvolvimento Regional vai receber, a partir dessa semana, das próprias prefeituras e da nossa secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, aquilo que já há de danos com mais detalhes para que ele possa separar alguma verba, para que essas obras sejam feitas com a maior agilidade possível”, afirmou.

Zema também lamentou as mortes em decorrência dos acontecimentos. Ele declarou luto oficial no Estado de Minas Gerais por três dias em sinal de pesar pelas vítimas.

Aos prefeitos, o Governador garantiu que “obras de infraestrutura deverão ser feitas assim que o tempo possibilitar, principalmente aquelas que estão impedindo algum tipo de acesso, mas nossa prioridade no momento é a ajuda humanitária. Já disponibilizamos toda a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, todas as suas unidades estão disponíveis para receber mantimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal, também colchões e lençóis”.

A Prefeita Cici pediu que o Estado volte sua atenção para os municípios da região, lembrando que as chuvas causaram estragos em todas as cidades e na zona rural. “Tivemos estragos enormes e não temos como dimensionar o tamanho do prejuízo de centenas de famílias e comerciantes. A economia das cidades foi destruída. A gente quando se depara com uma tragédia dessas e fica totalmente abalada. O maior pedido que temos é que reconheça a nossa região do Caparaó, dê uma atenção especial para a gente nesse momento tão triste”, pontuou.

No mesmo dia, mais cedo, às 8h da manhã, a Prefeita e o Vice-prefeito se reuniram com os Deputados Federal, Subtenente Gonzaga, e Estadual, João Magalhães; Presidente da Câmara, Juninho Linhares; Comandante do 5º Comando do Corpo de Bombeiros, Cel. Alexandre Casarim; Comandantes da PM, Coronel Sérvio Túlio (12ª RPM) e Tenente-coronel Ronaldo Franco (11º BPM), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e secretariado para a definição de novas ações emergenciais e preventivas na região.

(Thomaz Júnior/ Agência Minas – fotos: Thiago Lula)

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *