A Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) divulgou as cidades que serão sede dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) de 2024. A lista conta com 60 municípios, sendo 54 para a etapa microrregional e seis para a etapa regional.
A iniciativa de anunciar as cidades com antecedência veio para facilitar a organização das sedes. Dessa forma, é possível preparar as áreas de competições, os alojamentos e a logística das delegações participantes. De acordo com o subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes, o objetivo é trazer o anúncio cada vez mais cedo. “Já anunciamos as sedes de cada etapa, fazendo com que os municípios se programem com tudo que envolve um sediamento do Jemg”, afirma Tomás.
Os municípios-sede da etapa regional são: Oliveira, Curvelo, Três Corações, Araguari, Teófilo Otoni e Ubá.
Na etapa microrregional do Vale do Aço, estão as cidades de Jequitinhonha, Salinas, Caratinga, Timóteo, Resplendor, Central de Minas, São João Evangelista, Manhuaçu, João Monlevade, Águas Formosas e Carlos Chagas. Além disso, na região da Zona da Mata, estão os municípios de Barbacena, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Arantina, Bom Jardim de Minas, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, São João del-Rei e Visconde do Rio Branco.
O Jemg é uma iniciativa da Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). No entanto a execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).