O Sistema FAEMG / SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu ofertaram o curso ‘Derivados de Café’ para moradoras do Distrito de Jaguaraí, em Reduto. O treinamento apresentou a ampla variedade de usos do café na culinária.
Ministrado pela Instrutora Gabriella Santos, a capacitação envolveu participantes da Associação de Crocheteiras das Jaguaraí.
O curso é considerado como excelente oportunidade de geração de renda, a partir da inovação do uso do café. No treinamento, aprende-se a transformar o grão em quitandas doces e salgadas à base de café. Com isto, agrega-se valor à produção de café e apresenta-se novos sabores e aromas à casa do produtor.
Entre as receitas preparadas com café, destacam-se o mousse, brigadeiro, cappuccino, bala, amendoim, carne e macarrão ao molho, legumes gratinados, licor, creme de café, frapê, suspiro, bolachinha, bolo, pão e rosca.
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e a Agente de Desenvolvimento Rural do SENAR, Patrícia Sad, evidenciam o papel de promoção social desempenhado na região, a partir desta positiva parceria.
Thomaz Júnior