Com atuação na linha de frente ao combate ao Covid-19, policiais militares começam a ser imunizados em Minas Gerais. O Deputado Federal Subtenente Gonzaga se esforçou para que estes profissionais da segurança pública tivessem acesso prioritário à vacina, considerando o contato direto que os mesmos mantém com a população, no dia-a-dia, e, com isto, o risco à que estão expostos.
A sociedade mineira, embora num momento difícil, em face ao enfrentamento ao Covid-19, teve a oportunidade de reconhecer o valor da Polícia Militar de Minas Gerais. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou a pandemia, várias medidas sanitárias foram adotadas, dentre elas o distanciamento social e o trabalho no modal “Home-Office”.
A Polícia Militar, considerada um serviço essencial, permaneceu desenvolvendo suas atividades em prol da preservação da ordem e na manutenção da segurança por meio das diversas modalidades de policiamento.
Segurança e transporte
Traçando uma linha temporal, tão logo a primeira remessa de vacinas chegou a Minas Gerais em (18/01), cerca de 561 doses foram confiadas à Polícia Militar a escolta desses imunizantes aos depósitos da Secretária de Saúde do Estado e, de imediato, as vacinas começaram a ser transportadas pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), para as 28 Regionais de Saúde do Estado.
De lá para cá, atingiu-se 11 remessas de vacinas destinadas ao Estado. A última remessa com um total de 1.016.650 doses, foram distribuídas pelo o Pégasus 17 e o Pégasus 12, que são aeronaves com maior capacidade de transporte.
Vacinação no interior:
O início da vacinação dos policiais militares em Minas se deu em (06/04), quando todos os militares do Destacamento de Santana do Garambéu, na 13ª RPM, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Na mesma data aconteceu vacinação em Desterro do Melo, Senhora dos Remédios e Santa Rita do Ibitipoca. Na sequência foram os militares da 8ª Cia PM Ind. / 3ª RPM e também os militares da 13ª Cia PMRv e 13ª Cia PM MAmb em Barbacena.
Ato simbólico
Para marcar esse momento tão esperado, a Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira (08/04), na sede do 13º BPM, um ato simbólico vacinando militares que estão dentro dos critérios para receber o imunizante, como idade e contato direto e constante com o público. O comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, participou do ato simbólico e lamentou a perda daqueles que não tiveram tempo de serem vacinados. “Foi um grande esforço trazer as vacinas para os militares e precisávamos fazer isso porque nós não paramos de atuar durante a pandemia. Então agradeço a esfera federal, senadores, deputados federais e estaduais, além de prefeitos que se mobilizaram para fazer chegar a vacina até nós”, afirmou o coronel Rodrigo.
Atuação em combate à pandemia
Na linha de frente e em apoio ao combate ao Covid-19, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar realizaram o recolhimento de respiradores para manutenção, bem como o regresso desses equipamentos para os locais de origem; asseguraram o translado de todas as remessas de vacinas para que chegassem em segurança a todos os municípios do Estado e garantiram o cumprimento das medidas e decretos dos órgãos executivos. A PM atuou na esfera preventiva com a produção de cartilhas abordando orientações sanitárias. Realizou operações em parcerias com a Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Justiça. Apoiou operacionalmente as Guardas Municipais e a Vigilância Sanitária nas barreiras sanitárias.
(Com informações da PMMG).