O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira, 24/07, em Manhuaçu (Região Leste do Sul), mais dez respiradores dez respiradores invasivos, dez monitores e um cardioversor para o Hospital César Leite.
Os aparelhos possibilitarão a abertura de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes da covid-19 no município e região.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a Prefeita Cici Magalhães, o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, o deputado estadual João Magalhães, o presidente da Câmara Inspetor Juninho Linhares, o diretor da Superintendência Regional de Saúde Juliano Estanislau, a Secretária M. de Saúde, Karina Gama, e o vice-prefeito Renato Cezar Von Randow participaram da cerimônia.
Com a entrega, o Hospital César Leite vai ampliar a UTI Covid-19 para 30 vagas. Com a ativação dos equipamentos, o hospital atingirá a sua capacidade máxima da Unidade Covid-19: 30 leitos de UTI Covid-19 e 50 leitos de enfermaria.
A implantação de mais dez leitos de UTI específicos para a Unidade Covid-19 foi pactuada pela Superintendência Regional de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Minas Gerais. O material foi entregue nesta sexta, após publicação do termo de cessão dos equipamentos do estado (dez ventiladores pulmonares e dez monitores multiparâmetros e um cardioversor).
Desde 30 de março, HCL colocou em funcionamento uma unidade para atendimento dos casos do novo coronavírus. Os dez primeiros leitos foram montados em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, que cedeu nove respiradores, além de disponibilizar recursos para reparos em aparelhos que o hospital possuía e também na montagem da rede de vácuo. Na semana passada, foram montados outros dez leitos de UTI com equipamentos cedidos pelo Governo de Minas Gerais.
A estruturação da Unidade Covid-19 também contou com o apoio fundamental da Câmara de Manhuaçu com a votação de projetos e a liberação de recursos de emendas parlamentares dos vereadores.
(C/ informações Agência Minas)