quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / Coronavac: Manhuaçu recebe 1028 doses contra a Covid-19

Coronavac: Manhuaçu recebe 1028 doses contra a Covid-19

As três caixas contendo 6.080 doses de vacinas Coronovac chegaram na manhã desta terça-feira, 19, na cidade de Manhumirim, trazidas por helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O material foi recebido pelo Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau, que será responsável a coordenar a distribuição da vacina aos 34 municípios do território da SRS.

Coube a cada município buscar as doses de vacina na unidade regional, com o apoio da Polícia Militar.

A distribuição foi realizada em tempo recorde, seguindo todos os critérios com a presença de técnico para realizar o monitoramento da vacina, até o local de destino.
Pessoas que acompanharam o pouso da aeronave definiram como sendo “o voo da esperança”, para toda a sociedade, principalmente para a região que nos últimos dias tem acompanhado o aumento de mortes pelo novo coronavírus.

Hospitais lotados e muita gente na fila, aguardando vaga para internação.

A situação dos últimos dias tem mexido até mesmo com o emocional dos profissionais, que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19.
Para atender a demanda, a Secretaria de Estado de Saúde trabalha com plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado.

Cada município esta se adequando para a vacinação contra a Covid-19, obedecendo ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
Durante a coletiva de imprensa, que contou com a presença da prefeita Maria Imaculada Dutra, profissionais da área de saúde, Hospital Cesar Leite e representantes do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, a Secretária M. de Saúde de Manhuaçu, Ana Lígia de Assis, destacou, emocionada, na tarde desta terça-feira, dia 19, que a 1a fase da vacinação será destinada a profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19. Também as pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (instituições de Longa Permanência para idosos), pessoas institucionalizadas maiores de 18 anos (portadores de deficiência) e população indígena vivendo em terras indígenas.
Segundo Ana Lígia de Assis, a equipe de Epidemiologia está preparada para iniciar as ações e, assim, possibilitar que a batalha continue com menos risco. “Manhuaçu recebeu 1028 doses da vacina. Esse momento é muito emocionante para todos nós e, em especial para os profissionais que atuam no combate à Covid-19. Aqui renasce uma nova esperança e, nos faz buscar a força para vencer essa batalha. Por isso escolhemos quatro pessoas, para representar a todos”, relata.
A primeira pessoa no município a tomar a vacina Coronavac foi a auxiliar de serviços gerais do Hospital Municipal, Marilande Severino Simeão, de 60 anos. “Não tenho como descrever esse momento para vocês. A alegria é saber, que estamos recebendo a vacina, para continuarmos a nossa luta”, disse.
Também foram vacinadas, a enfermeira coordenadora das Unidades Covid, Ana Paula Oliveira Verly, 35 anos, a técnica em enfermagem, Alessandra de Oliveira Cândido, 40 anos, que está trabalhando desde o início da pandemia na Unidade de Apoio Respiratório e, o médico e ex-secretário de saúde, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, 77 anos. Esses profissionais foram escolhidos, representando a categoria que durante esse tempo está na linha de frente da Covid-19.
Em entrevista, Dr. Luiz Prata disse de sua felicidade, em receber a vacina Coronavac. Somados 51 anos de profissão, o médico relata que o momento é de emoção e alegria. “Ao ser escolhido pela secretária de saúde, significa o reconhecimento pelo serviço prestado a Manhuaçu. Fiquei feliz. Um sonho ver essa equipe de volta aqui, trabalhando por uma política social, para que haja mais aproximação entre o serviço de saúde e a população. Me orgulho de tudo isso”, ressaltou Dr. Luiz Carlos Lemos Prata.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte enfatizou a necessidade de a população manter a higienização, usando álcool em gel, máscara e manter o distanciamento, a fim de evitar a contaminação. “Com relação a vacinação, a população deve ficar tranquila. Durante todo o ano estaremos realizando a vacinação. A ansiedade toma conta de todos para receber a vacina e, assim estaremos trabalhando para atender a demanda”, frisa Maria Cristina Caldeira.
Ass. Com.SMS

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *