Em sua primeira reunião do ano e da nova diretoria recém-empossada, o CONSEP (Conselho de Segurança Pública) de Manhuaçu acolheu a visita do novo Comandante da 72ª Cia. de Polícia Militar, Capitão Túlio, e debateu importantes assuntos que nortearão as ações a serem desenvolvidas pela entidade, no decorrer de 2022.
Integrado por representantes da comunidade, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o CONSEP se reúne mensalmente. Neste primeiro encontro do ano, ocorrido na noite desta terça-feira, 11/01, tratou-se do planejamento de trabalho; a criação de uma comissão, que será formada por quatro conselheiros e conselheiras, com disponibilidade para representar o CONSEP, onde for necessário, e a apresentação do novo Comandante da 72 Cia. PM, Capitão PM Túlio, responsável pelo policiamento dos municípios de Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Luisburgo.
Policiamento na região
Capitão Túlio Gomes Santos atuava no comando da 272ª Companhia de Abre Campo desde 2018. Agora, ele assume a 72ª Cia., no lugar do 1º Tenente Gedaías Teixeira Xavier, que exercia o comando desta unidade em Manhuaçu, desde janeiro de 2020, e, agora, foi promovido a Capitão e transferido para Nanuque.
O novo comandante da 72ª Cia. PM fez rápida apresentação, destacou sua experiência no campo operacional nas cidades de Ponte Nova e de Abre Campo, sobretudo o trabalho desenvolvido com a comunidade e o Conselho Comunitário de Segurança Pública.
Com dezoito anos na Polícia Militar, o oficial relatou que zelará pela segurança pública, em parceria com outros órgãos. “Desde meu ingresso na PM, em 2004, meu compromisso é com a segurança. Em Manhuaçu, quero dedicar inteiramente ao trabalho e me coloco à disposição de todos. Não medirei esforços, para que tenhamos uma cidade tranquila e segura”, comentou.
Ainda na reunião, Capitão Túlio apresentou o comandante do 1º Setor de Policiamento da cidade, o Aspirante Lopes, que retornou recentemente do Curso de Formação de Oficiais. Ele será o responsável pelas ações de segurança. “Aqui, já atuei como Sargento, conheço todos os lugares. Nessa função, estarei trabalhando com todos vocês em prol de uma segurança pública melhor”, destacou.
Usina de reciclagem e compostagem de lixo em discussão
A conselheira Marinez Bragança trouxe à tona um assunto preocupante, que afeta os bairros Santa Terezinha, Engenho da Serra e a área do Residencial Casa Verde Amarela, no antigo do Clube do Sol, onde foi construído o condomínio de casas populares do Governo Federal.
Através de fotos, a conselheira apontou a situação do aterro sanitário (lixão), no ponto mais alto da cidade, que demarca ser o limite dos Bairros Santa Terezinha e Pouso Alegre (Clube do Sol). Acima de uma pequena mata adormecida, está a montanha de lixo que desenha o maior morro da cidade.
A preocupação maior é com os problemas que vão surgindo, com a deterioração do lixo e o surgimento do líquido produzido pelo lixo orgânico. O chorume, um líquido de coloração escura, que surge com a decomposição do lixo doméstico, produzido também pelas empresas.
O chorume possui textura viscosa e forte odor característico. O resíduo pode se originar da umidade natural do lixo, que aumenta no período de chuvas; da água proveniente da matéria orgânica, escorrida durante a decomposição do material e, das próprias bactérias encontradas no lixo, responsáveis por dissolver a matéria orgânica com a formação do líquido.
O conselho de Segurança Pública informou que encaminhará este pedido de providências para os órgãos ligados à questão ambiental.
Para o presidente do Consep, Anízio Gonçalves, o assunto requer atenção por parte de todos. “Enquanto órgão fiscalizador, nossa atuação será a de cobrar. Posso afiançar, que iniciamos o ano com demandas, preparação do planejamento de ações e com acolhida de novas pessoas, que passam a nos ajudar. Com alegria, tivemos também a visita e apresentação do Capitão Túlio, que estará no comando da 72ª Cia. de Polícia. Certamente será nosso aliado”, comentou Anízio Gonçalves.
(Com informações de Eduardo Satil)