domingo , 24 novembro 2024
Home / Cafeicultura / Conselho Nacional do Café atua para preservação do Funcafé

Conselho Nacional do Café atua para preservação do Funcafé

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 12-06-2013, 09h00: Plantação de café onde pesquisadores da Embrapa estudam os efeitos do aquecimento terrestre e o do aumento de CO2 na atmosfera no comportamento das plantas. O estudo pretende prever como será o comportamento de pragas, doenças e plantas invasores diante dessas mudanças. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O Conselho Nacional do Café (CNC) trabalha no Senado pela manutenção do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Em nota, informa que nesta semana se reuniu com senadores e assessores parlamentares para solicitar a inclusão de uma emenda elaborada pela entidade ou a retirada de pauta de uma Proposta de Emenda Constitucional que poderia extinguir, entre outros, o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

“A PEC 187/2019 tem como objetivo, entre outras providências, instituir reserva de lei complementar para criar fundos públicos e extinguir aqueles que não forem ratificados até o final do segundo exercício financeiro subsequente à promulgação desta Emenda Constitucional”, diz o CNC.

A avaliação da entidade é de que a proposta é preocupante pois coloca em risco de extinção “o principal instrumento de crédito exclusivo à cafeicultura”.

A apreciação do relatório favorável à aprovação da PEC 187, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, foi adiada para fevereiro de 2020. “Antes, ainda ocorrerão duas audiências públicas sobre a matéria, que terão por fim discutir e analisar a juridicidade e a economicidade da proposta.”

(FONTE: Estadão/ Conteúdo e CNC)

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *