Transporte escolar rural e luta contra a mineração predatória foram assuntos discutidos na reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu.
Em relação ao transporte escolar, a preocupação dos conselheiros é quanto às condições das estradas e a instabilidade do tempo nesta época do ano, com eventuais pancadas de chuva. Situações que comprometem o trânsito de veículos escolares.
Quanto à questão da luta contra a mineração predatória, representantes do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) se pronunciaram nesta reunião e reforçaram a importância da consciência da população contra estas atividades. Além disso, os membros do movimento mencionaram sobre as prioridades de ação definidas no recente Seminário Regional organizado em 2024.
Sob a presidência de Geraldo da Costa Reis, o CMDRS reúne-se mensalmente, com os conselheiros, que são moradores de comunidades rurais.
Para maior eficiência dos trabalhos e plena atenção à população do campo, o conselho instituiu comissões específicas como Educação, Estradas, Saúde, Transporte Escolar, e áreas afins.
Thomaz Júnior