O CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Manhuaçu) começou a semana com reunião ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 02/05, no anfiteatro da Câmara Municipal. Em pauta, as demandas levantadas pelas Comissões do conselho quanto à necessidade de manutenção nas estradas rurais, em diversos pontos de Manhuaçu; o ajuste de horários e outras providências para atender as crianças com o transporte escolar nas comunidades rurais e distritos; a necessidade de médicos em postos de Saúde, entre outras reivindicações.
Presidida por Águeda Diniz, a reunião contou com a participação do Presidente do STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), Marco Antônio Domingos; Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares, e Vereadora Eleonora do CEM, além de expressiva presença dos conselheiros.
O Projeto em tramitação na Câmara de Vereadores sobre o uso de escória industrial em estradas rurais do município foi uma das explanações feitas pelo Secretário Sandro Tavares. Após este período de análise, a partir de pedido de vistas dos Vereadores, o projeto será colocado para aprovação do plenário da Câmara. ‘Este projeto envolve parceria da Administração Municipal com a Usiminas, em Ipatinga, e um consórcio, e tem como objetivo a aplicação nas estradas rurais de Manhuaçu’, mencionou Sandro.
Sobre as estradas rurais, o plenário do CMDRS decidiu por agilizar a formalização dos pedidos, via ofício, para o devido encaminhamento aos setores competentes da Administração Municipal, visando reforçar a urgência e o trâmite para atendimento destes pedidos. Estradas bem conservadas permitem o acesso seguro da população rural aos hospitais, à cidade para os mais diversos serviços, escolas e o imprescindível escoamento da produção cafeeira e da pecuária.
Dayse Dias, Diretora do STTR Manhuaçu e membro do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração), mencionou a polêmica situação da liberação de mineração na Serra do Curral, em Belo Horizonte, alertando para a luta que ocorre no município para se evitar que situação semelhante ocorra na região.
Ainda na reunião, houve a apresentação do mais novo extensionista da EMATER, Gustavo Nogueira, que atenderá Manhuaçu, integrando o trabalho da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Outros assuntos foram debatidos pelos conselheiros, durante a reunião, relacionados à outras projetos desenvolvidos pelo CMDRS, e que deverão ser reiterados nos próximos encontros.
No encerramento da reunião, o Vice-presidente do CMDRS, Raimundo Roberto dos Santos, convidou aos presentes para participar do próximo Dia de Campo, que ocorrerá nesta sexta-feira, 06/05, na Comunidade Soledade, em São Sebastião do Sacramento.
(Thomaz Júnior)