Com a participação do novo Secretário Municipal de Agricultura, Sandro Tavares, e da Vereadora Eleonora do CEM, o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) realizou a primeira reunião do ano em Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 04/01, no prédio da Câmara de Vereadores.
Também presentes, Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento), representantes da EMATER e do MAM (Movimento Pela Soberania Popular na Mineração) de Manhuaçu.
Na abertura dos trabalhos por parte da Presidente do CMDRS, Dayse Dias Silva Muniz, foram apresentados os novos representantes e atualizadas as Comissões do conselho.
O CMDRS é composto por representantes de mais de quarenta comunidades rurais, além de órgãos governamentais do setor.
Autoridades presentes a esta primeira reunião também se pronunciaram na reunião.
O Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares, destacou que a Prefeita Imaculada Dutra e toda a Administração Municipal apoiarão as atividades do CMDRS neste novo ano e que considera muito importante este trabalho integrado e participativo organizado pela entidade para a busca de melhorias constantes no meio rural.
A Vereadora Dra. Eleonora Maira Justiniano Vargas (Eleonora do CEM) pontuou que a Câmara Municipal, está à disposição do conselho para, juntos, assegurarem benefícios para as famílias rurais.
Eleonora mantém participação ativa junto ao movimento que busca evitar a mineração no município de Manhuaçu, com vistas à preservação dos mananciais de água, a fauna e a flora da região.
ELEIÇÃO DO CONSELHO
A Presidente do CMDRS, Dayse Muniz, mencionou que o conselho se prepara para realizar nova eleição da diretoria. Até fevereiro, poderão ser compostas e apresentadas chapas interessadas em concorrer ao pleito.
Em Manhuaçu, o CMDRS mantém agenda de reuniões mensais – sempre na primeira segunda-feira – organizadas em espaço cedido pela Câmara Municipal. Atua como órgão deliberativo, criado por meio de Lei Municipal e articula os interesses dos agricultores e das agricultoras familiares e dos poderes públicos municipais, estaduais e federais. Além disto, o conselho é responsável pela elaboração de políticas para o desenvolvimento sustentável do município.