A necessidade urgente de providências para estradas e pontes rurais norteou a pauta da primeira reunião do ano do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu. Também foram discutidas demandas relacionadas à Saúde e ao transporte escolar, dada a proximidade do começo do ano letivo e a precariedade das estradas que fazem parte do trajeto dos ônibus que transportam as crianças, entre outros assuntos.
Com firme atuação, o conselho se reúne mensalmente, sob a Presidência da conselheira Águeda Diniz, no salão da Câmara de Vereadores, na Rua Hilda Vargas Leitão, 141, no B. Alfa Sul, e é formado por representantes de praticamente todas as comunidades rurais do município. Eles se organizam em comissões específicas, e, em cada reunião, apontam as necessidades mais urgentes do lugar onde residem. A partir daí, o plenário aciona os órgãos competentes, e, em parceria, ambos buscam soluções.
ESTRADAS E PONTES RURAIS
Em relação às estradas, os conselheiros ressaltam que é urgente a necessidade de providências para os buracos e lama que surgiram durante o período chuvoso. Eles também mencionaram que diversas pontes rurais ficaram danificadas, devido à força das águas, sendo necessária inspeção, e, em muitos lugares, a reforma destas obras para que as mesmas ofereçam segurança para motoristas e pedestres.
‘Em relação às estradas, decidimos marcar reunião com o Secretário e o Diretor de Obras para agilizarmos serviços para os pontos críticos. A reunião tratará da condição precária das estradas, pontes danificadas e com risco de queda, morros com problemas de acesso, entre outros pontos. Estamos aguardando esta resposta da Secretaria, quanto à data da reunião’, comentou Águeda.
TRANSPORTE ESCOLAR
A proximidade do início do ano letivo preocupa as famílias que residem nas comunidades rurais, conforme frisaram os conselheiros.
As estradas estão em condições precárias, o que compromete a passagem segura dos ônibus escolares, e, considerando a ausência em sala de aula devido à pandemia, os pais sinalizam a preocupação de os filhos terem mais prejuízo no aprendizado, por não terem meios de chegar até as escolas.
SAÚDE: CASOS DE GRIPE
O conselho tratou também de questões relacionadas à Saúde, com foco no surpreendente número de casos de pessoas contaminadas com Influenza nos povoados e distritos, e, diante deste cenário, o que pode ser feito nas comunidades rurais para se evitar o acúmulo ou superlotação das unidades de Saúde da cidade.
Ainda sobre a Saúde, os conselheiros relataram incidências de infiltração em paredes de Unidades de Saúde e solicitaram reforma nestes locais.
Sobre estas questões relacionadas ao transporte escolar e Saúde, Águeda relatou que o CMDRS encaminhou ofícios para as respectivas Secretarias e se prontificou a colaborar no que for preciso.