domingo , 24 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Conselho de Desenvolvimento Rural busca restauração de estradas e transporte escolar em Manhuaçu

Conselho de Desenvolvimento Rural busca restauração de estradas e transporte escolar em Manhuaçu

CMDRS Manhuaçu A necessidade urgente de providências para estradas e pontes rurais norteou a pauta da primeira reunião do ano do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável) de Manhuaçu. Também foram discutidas demandas relacionadas à Saúde e ao transporte escolar, dada a proximidade do começo do ano letivo e a precariedade das estradas que fazem parte do trajeto dos ônibus que transportam as crianças, entre outros assuntos.

Com firme atuação, o conselho se reúne mensalmente, sob a Presidência da conselheira Águeda Diniz, no salão da Câmara de Vereadores, na Rua Hilda Vargas Leitão, 141, no B. Alfa Sul, e é formado por representantes de praticamente todas as comunidades rurais do município. Eles se organizam em comissões específicas, e, em cada reunião, apontam as necessidades mais urgentes do lugar onde residem. A partir daí, o plenário aciona os órgãos competentes, e, em parceria, ambos buscam soluções.

 

ESTRADAS E PONTES RURAIS

Em relação às estradas, os conselheiros ressaltam que é urgente a necessidade de providências para os buracos e lama que surgiram durante o período chuvoso. Eles também mencionaram que diversas pontes rurais ficaram danificadas, devido à força das águas, sendo necessária inspeção, e, em muitos lugares, a reforma destas obras para que as mesmas ofereçam segurança para motoristas e pedestres.

‘Em relação às estradas, decidimos marcar reunião com o Secretário e o Diretor de Obras para agilizarmos serviços para os pontos críticos. A reunião tratará da condição precária das estradas, pontes danificadas e com risco de queda, morros com problemas de acesso, entre outros pontos. Estamos aguardando esta resposta da Secretaria, quanto à data da reunião’, comentou Águeda.

Águeda Diniz, Presidente do CMDRS Manhuaçu
Águeda Diniz, Presidente do CMDRS Manhuaçu

TRANSPORTE ESCOLAR

A proximidade do início do ano letivo preocupa as famílias que residem nas comunidades rurais, conforme frisaram os conselheiros.

As estradas estão em condições precárias, o que compromete a passagem segura dos ônibus escolares, e, considerando a ausência em sala de aula devido à pandemia, os pais sinalizam a preocupação de os filhos terem mais prejuízo no aprendizado, por não terem meios de chegar até as escolas.

 

SAÚDE: CASOS DE GRIPE

O conselho tratou também de questões relacionadas à Saúde, com foco no surpreendente número de casos de pessoas contaminadas com Influenza nos povoados e distritos, e, diante deste cenário, o que pode ser feito nas comunidades rurais para se evitar o acúmulo ou superlotação das unidades de Saúde da cidade.

Ainda sobre a Saúde, os conselheiros relataram incidências de infiltração em paredes de Unidades de Saúde e solicitaram reforma nestes locais.

Sobre estas questões relacionadas ao transporte escolar e Saúde, Águeda relatou que o CMDRS encaminhou ofícios para as respectivas Secretarias e se prontificou a colaborar no que for preciso.

 

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *