Autoridades, conselheiros, profissionais da saúde e lideranças de vários segmentos participaram na sexta-feira, 19/11, da 8ª Conferência Municipal de Saúde de São João do Manhuaçu, que reuniu excelente público. O evento teve como tema “Os Desafios do SUS durante e após a Pandemia”.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do Secretário de Saúde de São João do Manhuaçu, Felipe Gomes Fonseca, o Prefeito e Presidente do CIS CAPARAÓ, Sérgio Camilo, vice-prefeito Zé Braz, a Presidente da Câmara de São João do Manhuaçu, Lucilene Ornelas (Leninha), Pároco da Matriz São João Batista Padre Eguinaldo Mendes, Coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP do SAMU CISDESTE), Júlio Cesar Oliveira de Andrade, Assessor Técnico do SAMU CISDESTE, Luiz Fernandes Novais Oliveira e a Secretária Municipal de Educação, Elaine Alves.
Mais que um instrumento legal de participação popular, a conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e teve por objetivo avaliar e propor diretrizes das políticas municipais em consonância com o Ministério da Saúde bem como a Secretaria de Estado da Saúde, e eleger entre os delegados escolhidos, membros para composição do Conselho Municipal de Saúde para o próximo biênio.
O prefeito Sérgio Camilo foi um dos participantes durante toda a conferência. Além de prestar contas de todas as ações realizadas pela gestão ao longo dos últimos cinco anos, fez questão de enaltecer o trabalho dos profissionais da saúde que demonstraram muito empenho no enfrentamento à pandemia, mesmo antes da chegada da vacina no município. O prefeito também elogiou a participação popular. “O envolvimento dos usuários e trabalhadores nessa conferência vai fazer a diferença. Fico feliz de participar e quero acompanhar com atenção e compromisso todas as discussões. Tenho certeza que com essa participação, vamos caminhar com mais velocidade e vamos chegar mais longe. Como todos sabem, saúde é uma prioridade desde a minha primeira gestão e vai continuar assim nesse segundo mandato”, disse o prefeito.
Já o secretário municipal da saúde, Felipe Fonseca, lembrou os desafios trazidos para a gestão municipal por conta do contexto trazido pela Pandemia da covid-19. “Hoje estamos sentindo uma tensão menor por conta do avanço da vacinação e a redução das internações. Além disto, temos um desafio forte nesse momento que é o atendimento dos casos pós-covid, que demandam tratamento complexo. Nosso compromisso é investir na saúde e viemos discutir essas propostas de avanço e sair com um documento norteador para o nosso trabalho”.
PALESTRAS
Foram cinco palestras durante a tarde e início de noite de conferência.
A implantação do SAMU na Região Macro Leste do Sul e, em especial, em São João do Manhuaçu foi o tema da palestra do Coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP do SAMU CISDESTE), Júlio César Oliveira de Andrade.
Em seguida, os “Impactos da Pandemia no atendimento da Atenção Primária” foram evidenciados pelo Superintende Regional de Saúde, Juliano Estanislau Lacerda.
Cristiane Lopes, Ex-secretária Municipal de Saúde de Ipanema e atual Vereadora daquela cidade, palestrou sobre “a importância da Imunização no Controle da Pandemia”.
“Os desafios Assistência Farmacêutica no Tratamento da COVID-19” foram tratados na apresentação do Farmacêutico e Bioquímico e Servidor da Secretaria de Saúde de São João do Manhuaçu, Anderlúcio da Cruz Evangelista.
A quinta palestra foi a “Integralidade da Atenção: Média e Alta Complexidade”, com o ex-diretor da Gerência Regional de Saúde e Ex-prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes Correa.
Na parte final da conferência, os participantes se reuniram em grupos para debates os eixos temáticos e apresentar propostas ao Plano Municipal de Saúde. Além disso, foram eleitos os seis representantes dos usuários do setor para o Conselho Municipal de Saúde.