sábado , 23 novembro 2024
Home / Cafeicultura / Colheita e COVID-19: Manhuaçu prepara cartilha com orientações para cafeicultores

Colheita e COVID-19: Manhuaçu prepara cartilha com orientações para cafeicultores

Manhuaçu, Cartilha para cafeicultor, Prefeitura, EMATER

Com a chegada do período da safra, a Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e entidades que atuam com produtores e trabalhadores rurais elaboram cartilha de orientações para prevenção ao novo coronavírus na colheita do café.

Para a definição dos preparativos para esta publicação, a Prefeita Cici Magalhães acolheu os representantes destas instituições que atuam junto às famílias rurais, em reunião realizada no salão da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 14/04.

Manhuaçu, Cartilha para cafeicultor, Prefeitura, EMATER

Também presentes os Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vig. Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vig. em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vig. Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCA-MG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e representantes de fazendas cafeeiras.

No decorrer da reunião, foram apresentados e debatidos item à item relacionados aos procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, com total observância na legislação em vigor.

Manhuaçu, Cartilha para cafeicultor, Prefeitura, EMATER

‘Este material tem por objetivo ajudar o produtor rural a passar por esse momento de crise, e fazer sua colheita de modo seguro sem a disseminação do vírus’, reforçam os organizadores.

A cartilha apresentará de forma objetiva os cuidados a serem tomados em todas as etapas, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; dentro da propriedade: o embarque, desembarque, a panha, as refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, e questões afins.

Em razão de a colheita já se iniciar na região, a cartilha deverá ser concluída e distribuída ainda esta semana pela Administração Municipal, EMATER e instituições representativas do meio rural.

(Thomaz Júnior)

Veja Também

exportação containeres

Brasil exporta 4,9 mi de sacas de café em outubro

Mesmo com os gargalos logísticos que impossibilitaram o embarque de 2,1 milhões de sacas de ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *