O Coffee of the Year (COY), desde já, é responsável por reunir os melhores cafés do Brasil. Elegendo, pois, os destaques do ano e incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional.
A princípio, o COY conta com duas fases. A primeira para a entrega das amostras, que neste ano segue até outubro. E a segunda durante a Semana Internacional do Café, quando as melhores amostras são provadas pelos compradores.
Categorias
E são quatro categorias diferentes que, primordialmente, fazem parte da seleção:
1 – Arábica (via seca ou via úmida: natural, cereja descascado ou lavado)
2 – Canéfora (via seca ou via úmida: natural, cereja descascado ou lavado)
3 – Fermentação Induzida Arábica (fermentação igual ou superior a 10 horas contínuas ou intermitentes – aeróbicas ou anaeróbicas – com ou sem adição de componentes exógenos)
4 – Fermentação Induzida Canéfora (fermentação igual ou superior a 10 horas contínuas ou intermitentes – aeróbicas ou anaeróbicas – com ou sem adição de componentes exógenos)
Valorização da produção nacional
O Coffee of the Year Brasil existe desde 2012 e é considerado, atualmente, um dos principais concursos de café do país, se consolidando na tarefa de incentivar as boas produções.
E tem o objetivo, portanto, de reunir as melhores produções nacionais de cafés arábica e canéfora, para valorizar os cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.
Dessa forma, alia o reconhecimento das boas práticas à conquista de novos mercados levando, assim, ao maior valor agregado dos cafés que se reflete, consequentemente, em sustentabilidade para toda a cadeia produtiva.
Etapas
O COY faz parte da programação da Semana Internacional do Café, que acontece de 16 a 18/11, em Belo Horizonte. Desse modo, a data limite para a chegada das amostras é o dia 01/10/2022. A premiação será realizada na SIC, em Belo Horizonte, no dia 18/11/2022. E para se inscrever é necessário acessar este link.
Fonte: Hub do Café