Pelo terceiro ano consecutivo, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e a Academia Manhuaçuense de letras (AML) realizam a Festa dos Santos Reis, como forma de manter viva esta cultura na cidade e na região.
No ano passado, a apresentação aconteceu nas dependências do Palácio da Cultura de Manhuaçu e chamou a atenção dos participantes. Muitos nem conheciam a bela tradição, que sempre fez parte do calendário dos nossos ancestrais.
A Folia de Reis celebra a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus.
Devido à pandemia, o COAMMA e a Academia decidiram realizar um novo encontro. A Folia de Reis se apresentou na Casa de Cultura de Manhuaçu, respeitando as regras e protocolo.
Entre os presentes, o Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Radialista SJ de Moraes; Presidente do COAMMA, Dra. Marinez Bragança, e a Prefeita Maria Imaculada.
A iniciativa tomada por estas duas instituições visa despertar a sociedade para manter e incentivar a cultura e a memória da região.
Para a presidente do COAMMA, Marines Bragança, é fundamental que as pessoas conheçam esse lado cultural, que por séculos fez parte da vida dos nossos pais, avós e que cultivem o valor da família, da simplicidade e da celebração do nascimento de Jesus.
Segundo o presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, SJ de Moraes, ceder o espaço para a apresentação da Folia de reis, é uma forma de contribuir para que a cultura não acabe. “É muito lindo a gente perceber que existem ainda pessoas que reconhecem esse valor, continuam com o que herdaram dos avós, dos pais e, sobretudo, possibilitando que as pessoas conheçam o que é verdadeiramente Folia de Reis”, disse.
O vice-presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, e um dos organizadores, Dr. Sérgio Alvim, se emocionou mais uma vez com o evento, que cai justamente na data de aniversário do seu casamento. Em entrevista, ele pontuou que se esforçará para que esta cultura não seja esquecida em Manhuaçu.
As apresentações tiveram início com a tradicional Folia de Luisburgo “Três Reis do Oriente” que, com muito entusiasmo dos integrantes, emocionaram os convidados com canções de Reis e outras no nosso folclore.
Formada por dezesseis integrantes, o grupo Folia de Reis Robabel percorre comunidades adjacentes e outros municípios, realizando a tradicional atividade que envolve música, dança, alegria, receptividade e fé.
Tratado de “Chefe” pelos companheiros, o folião Ismael Luiz Robadel conta que participa do grupo há 52 anos, para manter a tradição de família e levar alegria às pessoas. Ele explica que, a celebração dura doze dias. Ela se inicia em 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) e prossegue até 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém, levando incenso, ouro e mirra para presentear Jesus.
“Aqui é uma família que mantem viva essa cultura. E enquanto vivo estiver, contribuirei para que isto nunca acabe”, disse emocionado. Todo ano, a reunião preparatória acontece na casa de Adorvani Luiz Robadel, de 77 anos, que integra a Folia há 58 anos e, atualmente é o coordenador.
(Com informações de Cidade Total)