sábado , 5 outubro 2024
Home / Cafeicultura / CNA levanta custos de produção do café

CNA levanta custos de produção do café

cafe graos Rodrigo Flores
Foto: Rodrigo Flores

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na última semana, levantamentos de custos de produção de cana-de-açúcar, café e pecuária de corte dos municípios de Ituverava (SP), Uberaba (MG), Caconde (SP) e São Miguel do Araguaia (GO).

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, que analisa as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores nos painéis, que passaram a ser virtuais neste ano por medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus para evitar o contágio da doença.

Na quinta, 01/10, foi realizado o levantamento dos custos de produção da cafeicultura em Caconde (SP), em parceria com o Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA). D

ados preliminares do painel identificam uma propriedade modal de 5 hectares de lavoura de café arábica e produtividade de 45 sacas por hectare. As atividades de condução e colheita são manuais e a lavoura não é irrigada. Neste modal, predomina a mão de obra familiar, havendo a contratação de trabalhadores eventuais apenas durante a colheita.

De acordo com relatos dos produtores, a qualidade da bebida em 2020 foi muito superior aos anos anteriores, com elevado percentual de bebida mole. As despesas com mão de obra representam 34% do Custo Operacional Efetivo (COE), enquanto os custos com mecanização respondem por 11% do COE, e os insumos, 37%.

“As margens bruta e líquida foram positivas e também atividade tem lucro remunerando o produtor no longo prazo pela alta produtividade de Caconde. A produtividade interfere na lucratividade”, explica Raquel Miranda, assessora técnica da CNA, que conduziu o painel, juntamente com o coordenador do CIM/UFLA, Matheus Marques. Também participaram representantes do Sindicato Rural de Caconde, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e produtores rurais do município.

No mesmo dia, a CNA lançou a pesquisa Safra Cafeeira para levantar informações sobre a safra 2020/2021 e convida os produtores que participam dos painéis a responder a pesquisa.

(Fonte: CNA)

Veja Também

Estudantes da região visitam a 8ª Feira das Profissões do UNIFACIG 

Alunos das escolas públicas de toda a região prestigiam a 8ª Feira das Profissões, realizada ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *