O clube UBA Manhuaçu toma providências constantes para assegurar a saúde e bem-estar dos associados. Uma destas medidas é a prevenção contra dengue, chikungunya e zika vírus, por meio da eliminação de focos e do mosquito aedes aegypti, transmissor destas doenças.
Em ações regulares de aplicação de inseticida, executadas por funcionários do clube, busca-se minimizar a presença deste mosquito e de outras espécies incômodas como a muriçoca, por exemplo.
Anteriormente, mudas de citronela haviam sido plantadas em diversos pontos do clube, especialmente em locais próximos onde há maior movimentação ou concentração de pessoas, quando não há restrições decorrentes de pandemia.
Por suas propriedades aromáticas, a citronela afasta naturalmente pernilongos e diversos outros mosquitos.
Quanto às pulverizações, de acordo com pesquisa internacional publicada recentemente, a aplicação regular do inseticida reduz em até 96% o número de casos relacionados à dengue, chikungunya e zika vírus, em comparação à áreas onde isto não é feito.
De acordo com o Presidente da União Bancária de Manhuaçu, Haviland Lucindo Leite, a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo do clube, juntamente com os funcionários, têm trabalhado com muito zelo e de forma conjunta para definir estratégias de proteção aos associados quanto a estas doenças e outras como a gripe influenza (H1N1) e o COVID-19.
‘Nosso trabalho é constante no clube e a saúde é prioridade, em todos os sentidos. No caso das ações de prevenção e combate ao aedes aegypti, além da pulverização, orientamos aos funcionários para observarem locais que podem ser focos de proliferação do mosquito, entre outros cuidados’, pontuou Haviland.