Em singelo, mas emocionante momento de confraternização, a União Bancária Atlética de Manhuaçu inaugurou campo com gramado sintético, na noite da última sexta-feira, 22/07. Com a participação do Presidente da UBA, Glaucinei Bahia; Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, juntamente com membros da diretoria, conselheiros e associados ‘peladeiros’, o histórico momento foi marcado por um jogo de estreia com os peladeiros de sexta, em razão da conclusão das obras do gramado ter ocorrido naquela data.
‘Este anseio existe há muitos anos, com as diretorias anteriores pensando em concluir este projeto, mas, sabemos que tudo depende de situações do momento. O clube precisou atender outras prioridades, como a implantação do sistema fotovoltaico e a reconstrução da piscina, que corria risco de desabamento, o que não nos possibilitou instalar este gramado sintético até então’, pontuou.
‘Na gestão do Delano, houve reunião para se iniciar o projeto. Na gestão seguinte, o ex-presidente Haviland fez a provisão financeira, com um empréstimo de cerca de R$ 61 mil, juntamente ao complemento de Ação entre Amigos, em que foi sorteada moto e arrecadado recurso com a venda de rifas. Quando assumimos a gestão atual, demos andamento à obra. No entanto, devido a demandas que ocorreram relacionadas à infraestrutura do campo em preparação ao novo gramado e a necessidade de canalização do córrego, por exemplo, a diretoria atual teve que arcar com uma nova quantia, correspondente à boa parte do valor, para que a obra ficasse concluída, caso contrário, não seria possível concretizá-la. Neste contexto, a atual Diretoria tomou medidas administrativas de contenção de despesas até dezembro deste ano para compensar o desembolso realizado’, explicou o Presidente Glaucinei.
Tradição no futebol
Embora disponibilize diversas modalidades esportivas, no decorrer destas quatro décadas de existência a UBA tornou-se referência no futebol em Manhuaçu, em razão da excelente estrutura dos campos soçaite, a quadra de futsal e os constantes torneios realizados.
‘Hoje temos várias modalidades, mas o clube sempre deu preferência ao futebol, até mesmo porque o associado gosta das diversas peladas que ocorrem durante a semana. Temos pelada na quarta-feira, que existe há mais de 35 anos; a pelada de domingo de manhã, que está no clube desde o início de suas atividades; a de sexta-feira; a do sábado de manhã, com a pelada dos cinquentões; a pelada livre que é administrada pelo conselheiro Afrânio; então, a UBA vive muito o futebol. Hoje estamos diversificando, com o tênis muito presente, a peteca, as escolinhas de futebol, a natação, hidroginástica, enfim, são vários projetos que o clube dá sequência e melhora a cada dia. Além do campo sintético, disponibilizaremos ao associado um quiosque de muita qualidade, instalado próximo às arquibancadas para atender aos peladeiros’, concluiu Glaucinei.
O Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, evidenciou que ‘com o gramado sintético, será resolvido o antigo problema de manutenção do campo, que ocorria, principalmente nos períodos de estiagem em que o gramado natural ficava muito debilitado. É uma grande conquista para os associados que gostam do esporte’.
Em 2019, motivado com a proposta de instalação do gramado sintético, o então conselheiro Hélio Dutra (Índio) contou com o apoio do empresário Everardo Pessoa (Café Três Corações), que doou a moto sorteada em ‘Ação entre Amigos’ para colaborar com a causa. Somado a este esforço, a Diretoria, com apoio dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, planejou e obteve a provisão do valor total para a aquisição e instalação do gramado.
(Thomaz Júnior / Assessoria de Comunicação UBA)