O CIS-Caparaó vai receber quase R$ 4 milhões para serem investidos na modernização da iluminação pública de 13 cidades consorciadas na região. Esse é o resultado de um projeto da equipe do CIS-Caparaó aprovado na chamada pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O projeto foi desenvolvido pelo consórcio e ficou em primeiro lugar em toda a região sudeste do Brasil.
No total, os recursos para o CIS-Caparaó são de R$ 3.960.081,49. O projeto vai eficientizar 2.673 pontos de iluminação pública, contemplando 13 municípios com substituição de lâmpadas e braços de iluminação por LED. Na região sudeste, o CIS-Caparaó foi o único consórcio que teve projeto aprovado. Além de ter ficado em primeiro regional, foi o quinto melhor classificado do Brasil nesta chamada pública.
“Hoje celebramos com os prefeitos das cidades atendidas pelo consórcio o sucesso do CIS-Caparaó no Programa Reluz, do Procel. Nosso projeto foi habilitado e vai ganhar quase 4 milhões para executar ações para promover a eficientização da iluminação pública, das vias e das praças. Vamos trocar as lâmpadas por LED, tornando o consumo de energia mais eficiente. Parabéns para o time do CIS-Caparaó que viabilizou a proposta. Parabéns para os prefeitos que participam do consórcio e são beneficiados com esses projetos que viabilizamos para o grupo”, destacou o Presidente do CIS-Caparaó e Prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo.
TREZE MUNICÍPIOS
De acordo com o gerente de serviços de iluminação pública do consórcio, Eliaber Alcântara, o projeto aprovado prevê substituição de luminárias de LED nos seguintes municípios: Chalé (118 luminárias), Conceição de Ipanema (70), Durandé (75), Ipanema (575), Lajinha (400), Luisburgo (92), Mutum (604), Reduto (82), Santana do Manhuaçu (94), São José do Mantimento (77), São João do Manhuaçu (230), Simonésia (166) e Taparuba (90).
CONQUISTA
De acordo com o secretário executivo do CIS-Caparaó, Felipe Rodrigues Clemente, esse foi o resultado de muito trabalho e estudos. “Foram muitas reuniões presenciais e on-line, cálculos financeiros, estudos técnicos, horas de dedicação e aprendizado para submissão do projeto. Estamos muito felizes com a aprovação em todas as etapas. É mais um benefício que o CIS-Caparaó traz para os municípios consorciados”, comemorou.
O presidente Sérgio Camilo reforça que o projeto é fundamental para os municípios. “É um projeto importante que vai beneficiar muito as cidades. A modernização da iluminação pública com a troca de lâmpadas convencionais por LED traz um impacto positivo, gerando economia e promovendo também segurança para a população. A chegada desse recurso vai nos permitir expandir esse trabalho para a região atendida pelo CIS-Caparaó. É um grande avanço, fruto dessa parceria entre os municípios”, explicou.