quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / CIS-Caparaó alerta para necessidade urgente de adesão dos municípios da região ao SAMU

CIS-Caparaó alerta para necessidade urgente de adesão dos municípios da região ao SAMU

O presidente do CIS-Caparaó Sérgio Camilo, prefeito de São João do Manhuaçu, recebeu o Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, e a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste – CISDESTE, Isabella Bertelli (coordenadora de bases), Júlio César Andrade (coordenador de NEP/ Núcleo de Educação Permanente) e Everton Castro (assessor técnico), acompanhados do Felipe Fonseca (Secretário de Saúde) e Eugênio (Secretário de Obras). O encontro é parte do processo de implantação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de São João do Manhuaçu.

A equipe visitou nesta segunda-feira, 27/09, o local escolhido para ser a base principal do SAMU na cidade. “Quero deixar claro a importância dessa base do SAMU para o nosso município e para as cidades vizinhas. No nosso governo como prefeito de São João do Manhuaçu saúde é prioridade e agora sabemos que será um ganho muito importante para atender a população na totalidade, num momento de urgência e emergência. No CIS-Caparaó também vejo os 15 municípios voltados para a saúde, que é a base do trabalho”, pontuou Sérgio Camilo.

Em São João do Manhuaçu, a Câmara Municipal já aprovou a lei para adesão. O município agiliza os procedimentos para as obras do local que servirá de base.

 

BASES ESTRATÉGICAS

SAMU CIS-Caparaó

O prefeito e presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Camilo, pontuou que a localização das bases para atendimento foi desenhada com prioridade para a logística de atendimento, cobrindo mais locais e garantindo maior agilidade na hora do socorro para todos.

“A base foi alocada dentro de uma logística para atender os municípios circunvizinhos. A importância é grande agora de cada município acelerar o processo, aprovar a lei de adesão e firmar o convênio para o início do SAMU 192 na região. A população precisa do serviço funcionando e temos que agilizar essa implantação”, destacou.

A equipe do SAMU 192 Cisdeste e do CIS-Caparaó está pronta a atender aos prefeitos e vereadores, participando de reuniões e esclarecendo todos os pontos.

 

AVANÇO NA URGÊNCIA

 

O processo de ampliação do SAMU envolve a incorporação de 53 municípios da Leste do Sul em uma Central de Regulação de Urgência Única, somada à aquisição de 23 ambulâncias.

A macrorregião Leste do Sul contará com quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), distribuídas nos polos das microrregiões, sendo duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e uma em Viçosa, além de 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) distribuídas em pontos estratégicos da região.

 

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *