quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Defesa Civil / Chuvas de fevereiro: Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em Luisburgo, Reduto, Santa Margarida e Faria Lemos

Chuvas de fevereiro: Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em Luisburgo, Reduto, Santa Margarida e Faria Lemos

Inundação em Santa Margarida, em fevereiro deste ano.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 11 municípios da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe por conta de desastres naturais. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a cidades que registraram chuvas intensas. Quatro delas são de Minas Gerais: Iapu, Luisburgo, Reduto e Santa Margarida. Sorriso, em Mato Grosso, também enfrentou o mesmo tipo de desastre.

Já a estiagem afeta Vitória da Conquista (BA), Lucrécia (RN) e Santo Antônio (RN), enquanto a seca atinge Frei Paulo (SE). Já Vargem Alta (ES) obteve o status por conta de alagamentos. Por sua vez, Faria Lemos (MG) teve registros de inundações.

Com o reconhecimento, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.

Luisburgo inundação
Inundação em Luisburgo, em fevereiro deste ano.

O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 36/2020. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

(Governo Federal)

lista cidades Defesa Civil

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *