No mês dedicado a prevenção ao suicídio, o curso de Saúde da Mulher promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caputira debateu a questão com as alunas.
A instrutora Janaína Dornelas Pessoa Gomes acredita que a primeira medida preventiva seja a educação, e por isso levou às participantes informações sobre causas e consequências dos transtornos emocionais, com destaque para a depressão e seus sinais, sintomas e fatores de risco.
Janaína destacou que o curso ajuda as mulheres a cuidar da saúde física e emocional e por isso aproveitou a oportunidade para reforçar a mensagem trazida pela campanha Setembro Amarelo.
“Durante muito tempo falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, fazendo com que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção”.
A Aluna Edneia Aparecida Pessoa Costa relatou que “O curso foi maravilhoso! Foi muito bom para minha autoestima, autoconfiança e autocuidado. Essa formação permite que a mulher aprenda e conheça melhor seu corpo e seus direitos, exercendo atitudes de cuidado, compreensão e respeito umas pelas outras”.
(SENAR-MG)