MANHUAÇU (MG): Os membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso participaram nesta quinta-feira (13) de uma capacitação na regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais em Muriaé. A capacitação foi ministrada pelo Coordenador Estadual dos Direitos para Pessoa Idosa, Rodrigo Marques da Costa.
Os conselheiros Maria de Fátima Mayrinck Brito, Gleicione Póvoa Garcia, Benoni da Paixão e Márcia Brito Coelho, puderam compreender e aprender sobre a gestão do Fundo Municipal do Idoso, estabelecido pela Lei Municipal nº 4.063 de 20 de outubro de 2020 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 15 de 04 de março de 2023.
“Nós aprendemos mais sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso e também como operacionalizar o Fundo Municipal do Idoso. Foi nos explicado que tem que ter uma conta propria, CNPJ, um plano de ação do Conselho e fazer o plano de aplicação, que é como vai usar o recurso, e até as estratégias para a gente poder fazer uma campanha para angariar os recursos vindo das deduções do Imposto de Renda”, explicou Maria de Fátima Mayrinck Brito.
A conselheira ainda fala que a destinação de recursos para o Fundo Municipal do Idoso, como também o uso desse recurso, é necessário diante das mudanças ocorridas na estrutura da nossa sociedade. “Nós estamos num país com um grande número de idosos, estamos vivendo muito mais do que antigamente, hoje a pirâmide inverteu. Hoje a vida do idoso não é como antigamente, somos idosos ativos, então a gente precisa pensar em políticas públicas que atendam os idosos, para a melhoria da qualidade de vida”, destaca Maria de Fátima.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu