Mais uma vez, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, renova o compromisso com cada munícipe, com a contínua ação do trabalho de conscientização à saúde, a importância da prevenção, sobretudo, as doenças que são consideradas um tabu para boa parte da população.
Esse mês, a campanha “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, visa exatamente despertar os homens sobre o Novembro Azul, que traz como proposta ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta aos serviços de saúde, fortalecer as informações sobre a prevenção e promoção aos cuidados essenciais à saúde do homem.
A campanha mundial Novembro Azul deve provocar a desmistificação da doença, excluir preconceitos, incentivar a realização de exames periódicos, e, ainda, orientar sobre os fatores de risco, cuidados com a saúde e desenvolver as ações de conscientização sobre o câncer de próstata.
Na data de 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A cor azul oficial é usada como símbolo de combate à doença. Assim sendo, o Novembro Azul é o movimento que prioriza as ações de conscientização sobre a neoplasia.
Para sensibilizar toda a sociedade, sobretudo os homens, a Secretaria M. de Saúde, Atenção Primária, ESFs dos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Vicente desenvolveram ações nesta quinta-feira, 21/11, no centro da cidade, a fim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
As equipes de agentes, sob a coordenação das enfermeiras Sandra Barbosa (ESF Nossa Senhora Aparecida) e Dávia Corredouro (ESF São Vicente), com a parceria dos estudantes de enfermagem da Faculdade do Futuro e do CEM, atenderam dezenas de pessoas, com aferição da pressão arterial, glicose e encaminhamento do pedido de exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Eles também distribuíram folders informativos, sobre a importância de cuidar da saúde.
O morador Valdir Custódio Moreira, residente na Comunidade do Barreiro, aproveitou para aferir a pressão e medir a glicose. Segundo ele, há oito anos realizou o exame PSA e foi fundamental para o acompanhamento específico. “Acho importantíssima a ação e conscientização, sobretudo dos homens, que devem realizar exame preventivo”, disse.
Para Gersoir Garcia, 71 anos, graças à realização do exame PSA foi possível detectar uma alteração na próstata. “Os homens precisam ter mais consciência e encararem com naturalidade o procedimento. A partir dessa ação pude descobrir algo e, torna-se fundamental nosso cuidado com a saúde. Ação dessa natureza deveria acontecer mais vezes, para conscientizar toda a população”, ressalta.
As ESFs estão intensificando as ações nas Unidades de Saúde com sala de espera, ações específicas, agendamentos, solicitação de exames e encaminhamentos quando necessário para avaliação médica.
Ass.Com.SMS