Desde a última quarta-feira, 21/10, está acontecendo em Manhuaçu a Campanha de Prevenção e Combate a Sífilis e Sífilis Congênita, com a proposta de mobilizar moradores de cada bairro e dos distritos a realizarem o exame de VDRL.
A campanha também mobiliza gestores e profissionais de saúde.
As ações acontecem em todas as unidades de ESFs, Hospital Municipal, Laboratório Municipal, CEAE, além da APAC e presídio. As atividades contam com equipes formadas por acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e agentes de saúde, que participam na mobilização das pessoas.
O foco é estabelecer ações estratégicas para a redução da Sífilis Congênita e, ao detectar precocemente a doença encaminhar para o imediato tratamento necessário.
Os três dias iniciais da campanha, foram um sucesso. A participação da população foi um diferencial incrível. O trabalho é supervisionado pelo enfermeiro responsável pela unidade de saúde de cada bairro e pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora de Atenção Primaria, Mariz Vasconcelos atribui o sucesso da campanha a todos os coordenadores dos diversos setores da Secretaria de Saúde e, principalmente, o envolvimento das equipes de ESFs, que abraçaram a causa e estão mobilizando seus usuários a participarem. A partir desta segunda-feira, o trabalho terá continuidade nas unidades de saúde até o dia 31 de outubro.
Ass.Com.SMS.