Para mostrar o valor das nascentes e ribeirões que geram a vida em Manhuaçu, e, em um novo esforço para assegurar o direito da população se manifestar se é favorável ou não à mineração, foi realizada Caminhada em Defesa das Águas da Região do Caparaó, em Manhuaçu, no último sábado 23/10.
Ente os presentes, Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento); Prefeita Maria Imaculada; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares; Vereadora Eleonora do CEM, Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, e do Coordenador Regional do MAM, Jean Carlos Martins Silva, além de lideranças sociais e representantes de diversos segmentos que atuam na preservação do meio ambiente.
Organizada pelo MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) e com apoio de instituições como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SAAE e Prefeitura de Manhuaçu, a caminhada teve concentração ainda na madrugada, às4h30, no B. Ponte da Aldeia, na área do novo CT do Boston City FC Brasil.
Os caminhantes seguiram por estrada de terra, vislumbrando e fotografando as belas paisagens naturais que margeiam a via até a comunidade São Sebastião, e, em seguida, até a barragem do Manhuaçuzinho.
BENÇÃO DAS ÁGUAS
Em uma breve parada no trajeto, foi realizado momento de fé, com a bênção das águas da Cachoeira Sette. Dali, os participantes seguiram até a barragem do Manhuaçuzinho.
AÇÃO AMBIENTAL
No trajeto, todo lixo encontrado foi recolhido, e, ao final, o montante suficiente para encher a carroceria de uma caminhonete foi obtido. A significativa quantidade impressionou aos participantes, e, reforça a mensagem de que é preciso haver conscientização de toda a sociedade para que a vida seja preservada.
Com este pensamento e foco na intenção de que o direito de a população se manifestar sobre a mineração na região, a organização espera que esta caminhada seja realizada anualmente em Manhuaçu e cidades vizinhas.