quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / Câmara de Manhuaçu e Ministério Público decidem retomar concurso público

Câmara de Manhuaçu e Ministério Público decidem retomar concurso público

A empresa organizadora do concurso da Câmara de Manhuaçu divulgará o novo calendário de provas e das próximas etapas nos próximos dias. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 01/06, em reunião virtual com a participação da Comissão Organizadora e o Ministério Público. O certame foi suspenso, ainda em 2020, por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

A comissão de fiscalização e acompanhamento do Concurso Público – formada pelos vereadores Rodrigo Júlio dos Santos e Allan Quintão e os servidores Ivanildo José, Lázaro Adão e Cleonice Gomes, o Presidente da Câmara Cleber Benfica e procurador jurídico do Poder Legislativo Dr. Luiz Assis e os Promotores Dr. Reinaldo Pinto Lara e Dra Geannini Maeli Miranda, decidiram que o concurso será retomado e deverão ser adotados procedimentos para garantir a segurança dos candidatos em meio à pandemia.

Inicialmente, as provas estavam previstas para o dia 13 de dezembro de 2020. A aplicação foi suspensa em decorrência do aumento de número de casos da Covid-19. Na ocasião, foi determinada a suspensão do certame por até 90 dias e depois, na onda roxa, foi prorrogada a suspensão até 8 de junho, em entendimento com o Ministério Público.

O concurso foi suspenso na fase de aplicação da prova. São 1.470 candidatos e, por conta da pandemia, foram acertados na reunião que serão adotadas medidas extras de prevenção e distanciamento, inclusive seguindo protocolos de outros concursos realizados recentemente.

Como não existe normativa no Minas Consciente ou mesmo nos decretos municipais suspendendo a realização de concursos, a decisão foi por retomar o processo. Um novo calendário com a data da prova objetiva, apresentação de títulos, prova prática e divulgação do resultado final será divulgado nos próximos dias em acordo com a empresa realizadora e a comissão.

Taxa de Inscrição

Do total de candidatos, 1.180 pagaram inscrições e 290 obtiveram isenção de acordo com o edital. O valor arrecadado é destinado ao pagamento da empresa contratada por licitação para o concurso. A Câmara de Manhuaçu não gerou despesas ao município para a realização do concurso.

É importante frisar que, conforme contrato, a empresa recebeu 50% após a fase de inscrições. Outros 30% somente serão pagos depois da realização das provas. Ao final do processo, é concluído o pagamento. O concurso arrecadou o valor bruto de R$ 85.665,00. O dinheiro encontra-se depositado em conta específica.

Além disso, é fundamental esclarecer que, após a retomada do andamento do concurso, os candidatos poderão requerer diretamente no site do IADHED a devolução da taxa paga. No entanto, não previsão de reabertura de inscrições e quem pedir a restituição, perde o direito de fazer a prova.

A comissão formada por dois vereadores, dois servidores efetivos e um servidor contratado acompanha o certame para auxiliar nas definições e garantir a lisura do procedimento.

A reunião para retomada do concurso deverá definir o calendário com a Ao todo, são nove vagas em disputa: 380 pessoas se inscreveram para o cargo de Auxiliar Administrativo; 284 para Auxiliar de Secretaria; 147 para Auxiliar de Serviços Gerais; 123 para Vigia; 25 para Operador de Áudio e Vídeo; 126 para Controlador Interno; 175 para Assistente Jurídico Legislativo; 336 para Diretor de Secretaria e 29 para Assessor de Comunicação. Uma parcela não pagou a inscrição e automaticamente foi excluída, sobrando os 1.470 inscritos.

Os candidatos têm acesso às informações na página da empresa realizadora do concurso. Comunicados são divulgados pela empresa e no site oficial da Câmara de Manhuaçu.

 

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *