quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Cafeicultoras da região têm novo destaque na Revista Forbes

Cafeicultoras da região têm novo destaque na Revista Forbes

Novamente, a  região se destaca na Revista Forbes, publicação de circulação nacional, que, recentemente, divulgou a Lista dos ‘50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil’. Uma destas instituições é a IWCA Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café), que conta com a participação da AMUC (Associação das Mulheres do Café das Regiões das Matas de Minas e do Caparaó).

Residente em Reduto, Cintia Matos, Presidente da AMUC e Ex-presidente da IWCA Brasil, que no ano passado foi premiada como uma das ‘100 Mulheres Poderosas do Agronegócio’, ressalta que trabalho coletivo e dedicação resultaram neste importante reconhecimento social. 

A Lista que contempla cinquenta grupos organizados foi divulgada no Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado no último dia 15/10. Na ocasião, a Forbes Agro, por meio de seu projeto Forbes Mulher Agro, apresentou o inédito levantamento: a lista dos grupos de mulheres do agro que atuam no país. 

“O trabalho da mulher no agro sempre existiu, elas administravam suas casas e suas famílias. Nos últimos 40 anos, entretanto, as mulheres deixaram de estar à sombra dos seus pais, maridos e irmãos para estar do lado administrando os negócios”, diz Helen Jacintho, presidente do Forbes Agro Mulher. “Agora, os atuais grupos de mulheres são verdadeiros encontros do agro. Independentemente da área de atuação, existem ricas trocas de experiências, esclarecimento de dúvidas e acolhimento e, acima de tudo, companheirismo.”

A organização das mulheres do agronegócio não é um movimento de voz única, mas cumpre a função de serem comunidades que acolhem.  São vários os perfis desses grupos que integram a Lista da Forbes “50 Grupos Mulheres do Agro Brasil”, onde estão empreendedoras do agro empresarial e familiar, cooperativistas, agrônomas, veterinárias, zootecnistas, técnicas, sucessoras, profissionais liberais e acadêmicas, entre outras.

Também são diversas as cadeias produtivas da agricultura e da pecuária nas quais atuam. Mas a diversidade profissional e as demandas para o aprimoramento dessas mulheres em seus locais de trabalho, por meio da instrução e instrumentalização para que cresçam em suas áreas de atuação, também as levam a demandas comuns, como se pertencessem a um único grupo. As aspirações são de caráter holístico, passando por liderança, protagonismo, equidade de gênero, respeito à diversidade e busca por uma sociedade de bem-estar para esta para as futuras gerações.

 

IWCA Brasil (Aliança Internacional das Mulheres do Café)

O grupo nasceu em 2012, ligado ao IWCA (International Women’s Coffee Alliance), organização sem fins lucrativos, criada em 2003 com mulheres da indústria do café dos EUA e Nicarágua. Hoje, há 22 países integrados. No Brasil são cerca de 170 cafeicultoras, a maioria dos integrantes da entidade, além de empresas como Olam e Três Corações entre os associados.

Emoção que se repete

 

Residente no Córrego Guarani, em Reduto, a Cafeicultora e Presidente da AMUC (Associação de Mulheres da Cafeicultura das Matas de Minas e Caparaó), Cintia de Matos Mesquita, foi eleita pela Revista Forbes uma das “100 mulheres poderosas do Agro Brasileiro”, em 2021. 

Na ocasião, a Revista Forbes selecionou representantes do movimento de mudança no campo. Por meio delas, o objetivo é homenagear as mulheres que atuam no agronegócio, mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades.

Oito mineiras integraram a lista. O nome de Cintia foi destaque da região, mas sua atuação é considerada nacional, especialmente pelo protagonismo à frente das mulheres na cafeicultura.

Cintia Matos foi presidente da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café, na sigla em inglês) no Brasil, e atualmente integra o Conselho da entidade. Atualmente, a cafeicultora tem alavancado novos projetos no setor agrícola e social. 

 

Cupping/ Leilão em Manhuaçu

 

Cintia anunciou a realização de nova edição do Cupping/ Leilão de cafés produzidos pelas cafeicultoras da AMUC. O evento será no próximo dia 12/11, no CEM (Centro Educacional de Manhuaçu). 

Thomaz Júnior (C/ informações de Revista Forbes e Tribuna do Leste)

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *