sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Café conilon ganha seis novos cursos no SENAR MINAS

Café conilon ganha seis novos cursos no SENAR MINAS

cafe graosA cultura do café conilon (Coffea canephora) está caindo no gosto dos produtores mineiros. Com o crescimento da produção vem a necessidade de capacitar mão de obra específica e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES já preparou treinamentos voltados para a espécie, que exige um manejo diferente do café arábica. A equipe do SENAR MINAS e dois instrutores convidados trabalharam por três dias na criação de seis novos treinamentos, que estarão disponíveis na próxima semana.

“Convidamos os instrutores Guilherme Antônio Ferreira e Letícia Amorim Altoé, especialistas em café conilon, para elaborarem os novos cursos com foco nos manejos culturais da espécie”, contou a gerente pedagógica do SENAR MINAS, Mírian Rocha. O analista de Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, Luiz Felipe Xavier também participou dos trabalhos.

O SENAR MINAS já tem vários cursos voltados para o café arábica, e agora também conta com os seguintes, voltados para o café conilon:

  • Produção de Mudas Clonais
  • Implantação da Lavoura
  • Adubação
  • Monitoramento de Pragas e Doenças
  • Poda Manual
  • Colheita Manual

“Temos ainda o curso de Manutenção e Operação de Máquinas de Beneficiamento de Café Conilon, elaborado pelo instrutor Marcelo Lucca”, acrescenta Mírian.

 

Ganho econômico e produtivo

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), hoje o café conilon (também conhecido como robusta) representa cerca de 25% do mercado brasileiro de café. Seu preço de venda é menor em relação ao café arábica, mas o volume de produção e seu manejo mais barato acabam compensando e garantindo a lucratividade da cultura. Atualmente, o conilon é cultivado principalmente no Espírito Santo, Bahia e Rondônia, concentrando 95% da produção nacional.

As diferenças entre as espécies também estão na produção das mudas. “São usadas estacas de propagação e não sementes. A implantação da lavoura é feita por meio de aberturas de sulcos com revolvimento do solo apenas no local do plantio, além de ser necessário a presença de diferentes clones dentro de uma lavoura, pois a planta não permite a autofecundação”, explicou o analista Luiz Felipe Xavier.

(CNA)

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *