“Trancar não é tratar, a liberdade é o melhor cuidado”, essa frase ecoa sempre no dia 18 de maio, data dedicada ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial no Brasil. Em Manhuaçu, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (17), no centro da cidade, uma ação em comemoração à data.
O tema trabalhado neste ano foi: “Do Rio ao Mar: Somos os povos que navegam em confluência contra os genocídios para a justiça triunfar!”, e a partir dele foi organizada uma exposição dos trabalhos feitos pelos os pacientes dos três Centros de Atenção Psicossocial de Manhuaçu, CAPS II, CAPS Ad e CAPSi, além de uma pequena passeata.
“Hoje nós viemos aqui para a praça mostrar alegria e a criatividade da saúde mental. As pessoas, às vezes, associam saúde mental só com coisas negativas, com transtornos, com loucura, com delírios e a gente veio mostrar, o quanto que esse público é um público cheio de habilidade, de criatividade. Então esse é o nosso objetivo aqui hoje, é fazer com que as pessoas se sensibilizem pela saúde mental e estejam junto conosco nessa luta, já que o nosso usuário é frequentador do nosso território”, comentou Luciane Pascini, coordenadora do Serviço de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Manhuaçu.
A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, também esteve presente no ato e destacou os investimentos que têm sido feitos no serviço de saúde mental. “Ao longo destes três últimos anos temos realizado investimentos na melhoria dos serviços prestados na saúde mental. Realizamos a reforma do prédio do CAPS II, ampliamos o atendimento do CAPS Ad para 24 horas e realocamos o CAPSi em um novo local. Além disso, demos prioridade na capacitação e contratação de profissionais especializados. Tudo isso para que possamos ofertar o tratamento com qualidade e que o usuário esteja integrado na sociedade”, finaliza.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu