“A maioria do grupo é de jovens que estão com muita vontade de fazer diferente. Melhorar a qualidade, a produtividade e preço de venda do café”. O relato é do técnico de campo Michel Silva, que vai acompanhar a nova turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais e o Sicoob Credisudeste, em Espera Feliz.
Será o segundo grupo atendido por Michel no município e ele espera que, ao final do ciclo, possa comemorar avanços. “Tivemos uma grande procura e todos os produtores selecionados têm um perfil excelente para o programa. Alguns já produzem cafés especiais e comercializam café torrado, outros querem começar. A nossa expectativa é obter 100% de sucesso”, afirmou.
“Esperamos que o ATeG seja um diferencial para todos. O programa leva a ciência e a tecnologia e o produtor coloca em prática para valorizar o seu produto”. – Leonardo Chaves de Souza, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Espera Feliz.
“O Sicoob e o Sistema Faemg têm o objetivo comum de levar desenvolvimento para a região e essa parceria é prova disso. O ATeG traz uma visão ampla em relação à gestão, para os nossos produtores associados. Assim eles aprendem sobre controle de gastos, investimento e até sobre uma tomada de crédito mais consciente. Também vou participar do grupo como produtor. Comecei a plantar no ano passado e espero, com o auxílio do ATeG, me profissionalizar na atividade e ter um olhar empresarial para o meu agronegócio”. – Geidson Cesar, gerente do Sicoob Credisudeste em Espera Feliz.
(SENAR-MG)