O Comandante da 2ª. Cia. de Bombeiros Militar de Manhuaçu, Tenente Flávio Motta, mencionou que as atividades de apoio e socorro às famílias ribeirinhas ou que residem em áreas de risco de deslizamento prosseguem durante a madrugada, como foi feito durante todo o dia em Manhuaçu e região, com atuação conjunta de equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e das prefeituras de cada cidade.
‘Neste momento, temos equipes empenhadas em Matipó e Manhuaçu, fazendo a retirada das pessoas de suas casas, principalmente no B. Coqueiro, e também em Espera Feliz, realizando a orientação à população e eventual retirada de pessoas, caso seja necessário. Durante a madrugada teremos efetivo para atendimento de chamadas de ocorrências ordinárias e também daquelas decorrentes das chuvas’, mencionou Tenente Flávio.
Sobre as ações desenvolvidas durante o dia, Tenente Flávio relatou que ‘tivemos registros de enchentes e alagamentos em Matipó, Divino e Orizânia. Houve ocorrências em que retiramos as pessoas de suas casas e às levamos para local seguro. Mobilizamos também efetivo para Espera Feliz, onde era esperado grande volume de água em razão de fortes chuvas em Alto Caparaó. Contamos com o apoio de militares do 11º Batalhão de Bombeiros de Ipatinga e do 6º Batalhão de Bombeiros de Governador Valadares, que nos apoiam nas ações de resposta ao desastre nas cidades adjacentes’.
COMITÊ MUNICIPAL DE CRISE DA DEFESA CIVIL ALINHA TRABALHOS
O Comitê Municipal de Crise da Defesa Civil de Manhuaçu se reuniu no final da tarde desta sexta-feira, 19/02, para alinhar os trabalhos em decorrência das chuvas que atingiram o município. Presentes a Prefeita, secretários, diretores de autarquias, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O município também recebeu o apoio de Bombeiros vindos de Ipatinga e da Defesa Civil Estadual – representada pelo Sargento Abreu.
O Comitê continuará em alerta por conta do transbordamento do Rio Manhuaçu e atualizará a população caso a situação se agrave.
ATENDIMENTO EM SAÚDE
A Secretaria de Saúde informa que estão disponíveis três pontos para atender casos de urgência e emergência:
- Hospital Municipal de Manhuaçu (antiga UPA);
- Unidade de Apoio Respiratório – UAR (antigo SUS);
- ESF Catuaí – Rua Duarte Peixoto, nº 196.
PONTOS DE APOIO/ ACOLHIMENTO PARA DESALOJADOS
Estes são os pontos de apoio/ acolhimento para os desalojados:
PONTE DO SILVA (Creche);
- LAJINHA (Creche);
- PETRINA (Creche);
- SANTO ANTÔNIO (Igreja Católica – perto do estádio JK);
- Alfa Sul (PRO-IN – em frente à Câmara Municipal);
- NOSSA SENHORA APARECIDA (Creche FUMAPH);
BAIRRO BOM PASTOR – Casa de Assistência (Rua Drosa Pinheiro);
Para mais informações, ligue: 3339 2714 (Gabinete da Prefeitura) e 3339 2741 (Defesa Civil).
(Thomaz Júnior – thomaz@cidadesdocafe.com)