A APM (Associação de Polícia Mirim) de Manhuaçu realizou solenidade especial na manhã deste sábado, 28/08, na quadra poliesportiva da Escola Municipal São Vicente de Paulo.
Com a participação de autoridades, familiares e convidados, foi consolidada a graduação de policiais mirins. Entre os presentes, a Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus; Vereadores Eleonora do CEM e Gilson César; Presidente do COMSEP, Sgt. Anízio Gonçalves de Souza, e o Presidente do ProIn, Pastor Jorge.
A Banda de Música do Projeto ProIn (Projeto Integrar) abrilhantou o evento, apresentando seleto repertório. Também presente um grupo de vinte jovens do distrito de Vilanova.
Com a instituição da Polícia Mirim em Manhuaçu, a APM desempenha importante projeto social com adolescentes e jovens de diversos bairros da cidade e dos distritos.
Na graduação, foram promovidos os participantes que se destacaram em seus trabalhos, com princípios éticos que regem a entidade e os que haviam sido promovidos na formatura da 1ª Turma de Policiais Mirins, ocorrida em março de 2020, agora agraciados com a graduação de Tenentes e Capitães mirins.
Foram graduados novos Sargentos Mirins, Tenentes, Capitães, além do Major e da Ten. Coronel. Agora, os guardas mirins terão como comandantes, a Ten. Coronel Mirim Gabriela e o Major Mirim, Ferreira, assim como acontece na Polícia Militar.
Os graduados assumem a responsabilidade de auxiliar a diretoria e instrutores, para que a disciplina seja respeitada, o comportamento dos policiais mirins observados e os princípios éticos, seguidos.
O presidente da Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu, Luís Fernando Bento (Alemão), avaliou positivamente este importante momento. “Só tenho a agradecer a Deus, aos pais desses alunos, que sempre acreditaram no nosso trabalho. Os graduados terão uma tarefa interessante, sobretudo partilhar a experiência com os demais e, auxiliar a diretoria da entidade”, destacou.
Durante seu discurso, o presidente do Conselho Superior da APM, José Antônio Fernandes, disse que todos os esforços são concentrados para que o projeto avance. Ele lembrou os obstáculos que os próprios alunos enfrentaram e que muitos acabaram desistindo. “Vocês estão fortalecidos. Os que venceram são fortes e vão continuar trilhando o caminho do sucesso. Aqui estamos de braços abertos, para acolher a todos que sonham em ingressar na nossa Associação de Polícia Mirim de Manhuaçu”, disse emocionado.
Os pais que acompanharam o momento solene ficaram felizes com o trabalho desenvolvido, a disciplina aplicada e a mudança no comportamento dos filhos. Com o ensinamento dado pela APM, os jovens ficam longe das ruas, das drogas e têm a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e o futuro bem-sucedido.
(Com informações de Eduardo Satil/ Cidade Total)