Doze das 218 prisões de MG têm selo de Excelência; onze são APACs e Manhuaçu é uma delas
A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Manhuaçu obteve novo reconhecimento.
Relatório mensal do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais, que serve como base do sistema Geopresídios, um raio-x do sistema prisional feito pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), demonstrou que 5% das unidades prisionais em Minas Gerais são consideradas excelentes.
Entre os 218 estabelecimentos mineiros, doze tiveram a maior qualificação. Com exceção do Presídio de Andradas, a quase totalidade (onze) das prisões que conquistaram o Selo de Excelência são APACs, sendo uma delas a de Manhuaçu.
Em um cenário de superlotação de presídios, o trabalho realizado dentro das APACs é considerado modelo, com o positivo índice de ressocialização de 86% dos recuperandos.
Os sentenciados que ocupam as 47 APACs do Estado vivem uma rotina rigorosa, com regras bem definidas. A metodologia APAC inclui trabalho, espiritualidade, assistência jurídica, assistência à saúde, valorização humana, família, voluntariado, entre outros.
Além da experiência, a metodologia conta com a aprovação da comunidade, fato que torna a vida após o cumprimento de pena menos árdua.
A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, pontua que ‘é com muita felicidade que recebemos esta notícia. É uma alegria para todas as APACs e representa o resultado de um esforço coletivo, da colocação em prática dos doze elementos que integram a metodologia, envolvendo a participação da família dos recuperandos, dos funcionários e de toda a comunidade, o que é de extrema importância’.
Para exemplificar o envolvimento comunitário neste esforço de ressocialização dos recuperandos, Dra. Denise citou atividades recentes, como a 3ª PLC (Peregrinação de Leigos Cristãos) realizada dentro da APAC, pela equipe da Paróquia Bom Pastor; a maratona de atendimentos na área de saúde mental, e a confraternização do Programa Seguindo em Frente, ambas no decorrer de outubro.
Parcerias
A Presidente da APAC evidencia que importantes parcerias são fundamentais para o êxito dos trabalhos desenvolvidos. ‘O que torna o resultado positivo é podermos contar com a parceria de empresários, da comunidade, dos poderes constituídos e das polícias. Temos um ESF instalado, um consultório odontológico, com o apoio da Prefeitura, então, a comunidade participando é o que faz a diferença’, ressaltou.
Sobre o apoio das polícias, Dra. Denise, frisou que ‘os recuperandos trabalham voluntariamente na PM, Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. ‘Temos como primeiro local de acolhimento para estes recuperandos, para trabalho voluntário, a Polícia Militar. Ainda na semana passada, o Tenente-coronel Luciano Reis homenageou e agradeceu aos recuperandos que auxiliam tanto na manutenção quanto nas obras que foram feitas no Batalhão. No Dia das Crianças, para os familiares dos recuperandos que fazem parte do Programa Seguindo em Frente, tivemos apoio da comunidade com várias pessoas contribuindo, o que demonstra a aceitação da APAC’, concluiu.
Thomaz Júnior