Programa da Escola do Legislativo alterou formato pedagógico para atender os estudantes com necessidades especiais; vídeos e animações foram usados
Melhoria de acessibilidade em ruas e praças de Manhuaçu, buracos em vias públicas, queda de barrancos em decorrência da chuva, melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) do município, bueiros entupidos. Estes foram alguns dos questionamentos dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Manhuaçu que participaram do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, na última quarta-feira (23/11).
Acompanhados da professora de educação física, Vanessa Dutra, das educadoras sociais Celita de Fátima Silva, Raquel Segal e Jeruza Baia, da psicóloga Rayane Ferreira e das monitoras Meire Ribeiro e Rosana Aparecida Rosa Sérgio, 14 alunos da Apae foram recebidos pelos vereadores Administrador Rodrigo (DC) e Juninho Enfermeiro (PSC). Eles também receberam as boas vindas do diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, do diretor administrativo, Diego Vila Real, e do diretor pedagógico, Diego Reis Altino.
Para facilitar a apreensão das informações por parte dos estudantes, o Projeto Cidadania foi reformulado com uma programação especial, mais adequada ao perfil dos participantes. A equipe da Escola do Legislativo preparou um conteúdo baseado em estímulos visuais, com a projeção de vídeos e animações.
Os alunos ocuparam as cadeiras e a mesa diretora do plenário da câmara, normalmente usadas pelos vereadores nas reuniões do legislativo, e assistiram a um vídeo institucional e a uma animação que ilustrava os trabalhos desempenhados na casa. Depois, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre vários problemas do município.
Curiosos, os alunos fizeram muitas perguntas sobre obras de trânsito, acessibilidade, atendimento na área de saúde, sinalização de vias públicas, espaços de esporte e lazer e danos provocados pelas chuvas. Os vereadores e a equipe da Escola do Legislativo destacaram a qualidade das perguntas formuladas pelos estudantes.
Ao final da visita, os alunos e professores da Apae tiraram fotos de recordação no saguão da casa do legislativo e receberam um lanche oferecido pela câmara municipal.
As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.
Fernando Albuquerque Miranda / Assessoria de Comunicação da Câmara M. de Manhuaçu