quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Agricultura familiar: reunião da Rede Leste de Bancos de Alimentos em Manhuaçu

Agricultura familiar: reunião da Rede Leste de Bancos de Alimentos em Manhuaçu

Relba mcu Dep Subtenente Gonzaga
Deputado Federal Subtenente Gonzaga participou do encontro e destacou a importância da agricultura familiar para os municípios.

 

A RELBA (Rede Leste de Bancos de Alimentos) realizou reunião de abrangência regional em Manhuaçu, na manhã desta sexta-feira, 10/09, no anfiteatro da Câmara Municipal, no B. Alfa Sul. São trinta cidades representadas pela instituição.

O Deputado Federal Subtenente Gonzaga, Prefeita Maria Imaculada e o Presidente da Câmara, Vereador Cleber Benfica, participaram da solenidade presidida pelo Secretário Geral da Relba, João Paulo de Paiva Ramos. Também presentes, Vereadora Eleonora do CEM; os Secretários Municipais, Sandro Tavares (Agricultura) e Eleni de Jesus (Trabalho e Desenvolvimento Social); Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho; Presidente do CMDRS, Águeda Diniz, e Padre João Batista (Paróquia São Sebastião do Sacramento), além de representantes de diversas cidades vizinhas que integram a RELBA e membros do CONSEA (Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional) e demais órgãos ligados à agricultura familiar.

Com diversas ações realizadas em várias frentes de trabalho, Manhuaçu e região vivenciam o fortalecimento da agricultura familiar, com geração de renda para a população que reside nas comunidades rurais, a partir da produção e comercialização de alimentos, como hortifrútis, por exemplo.

Bons resultados desta organização são percebidos na área de assistência social, com o direcionamento dos alimentos adquiridos do agricultor familiar local para instituições filantrópicas, como creches, lar dos idosos, famílias em situação de precariedade social, escolas públicas municipais e estaduais, entre outras, a partir da atuação junto a programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por exemplo. Nas mesas destes lares e instituições, alimento saudável, produzido na região e sem agrotóxicos.

Relba Manhuaçu

Em 2018, Manhuaçu passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, o que trouxe novas possibilidades de comercialização dos produtos agrícolas aqui cultivados.

O Deputado Federal Subtenente Gonzaga destacou recursos viabilizados a partir de emendas de sua autoria junto ao Governo Federal para o fortalecimento da agricultura em toda a região, como liberação de recurso para compra de produtos da agricultura familiar local, por meio do PAA; caminhões frigoríficos; tratores agrícolas; Armazém do Produtor Rural de Manhuaçu, entre outros, além de novos projetos e a atenção constante com o setor.

A Prefeita Imaculada saudou as demais autoridades e lideranças regionais e reiterou o compromisso da Administração Municipal com a população da cidade e do campo.

Após os pronunciamentos das autoridades, o evento teve continuidade com palestras apresentadas por especialistas da RELBA, evidenciando orientações técnicas e outras atualizações importantes para os gestores que lidam com o PAA, especialmente com os Bancos de Alimentos, além de esclarecimentos de dúvidas.

 

2ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Em Manhuaçu, a 2ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional está prevista para ocorrer no próximo dia 28 de outubro. Na ocasião, deverão ser eleitos os novos representantes e definida a diretoria do CONSEA.

(Thomaz Júnior / Diário de Manhuaçu)

 

 

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *