quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / cultura / Academia Manhuaçuense de Letras retoma reuniões presenciais

Academia Manhuaçuense de Letras retoma reuniões presenciais

A primeira reunião da Academia Manhuaçuense de Letras (AML), em 2022, foi promovida na noite desta terça-feira, 15/03, no Palácio da Cultura, sob o comando do acadêmico SJ de Moraes. Foi a primeira sessão presencial após dois anos de pandemia.

A Academia Manhuaçuense de Letras não ficou parada, mas as reuniões presenciais foram interrompidas desde março de 2020, com as medidas restritivas por causa do coronavírus.

A noite especial de retomada das reuniões presenciais contou com a palavra do Pastor Márcio Melo, da 1ª Igreja Batista de Manhuaçu. “Somos um município de gente trabalhadora. De gente que semeia, principalmente, a cultura. E como diz a frase que está gravada nessa nobre Academia: ‘Aqueles que semeiam a cultura não morrem, tornam-se imortais’. Que Deus abençoe Manhuaçu. Que Deus abençoe a Academia Manhuaçuense de Letras”, frisou.

Na abertura da sessão, o presidente fez a apresentação do planejamento de atividades para o ano, que inclui a realização de vários eventos e atuação ainda mais incisiva da ALM junto ao segmento cultural da cidade.

“Queremos uma Academia bastante participativa. De portas abertas, como é nossa proposta”, disse SJ de Moraes, explicando que a entidade tem entre seus objetivos, apresentar a história do município e seus protagonistas, motivar os estudantes para a prática da leitura e da produção literária, revelando novos talentos.

SJ de Moraes e o vice-presidente Sérgio Alvim destacaram as obras de reforma realizadas nos últimos dois anos, pontuaram dificuldades estruturais do prédio e a necessidade de apoio para a manutenção do local aberto ao púbico.

Nesses dois anos, destacou Sérgio Alvim, aconteceram eventos como a apresentação da Folia de Reis, a comemoração “Não deixe o samba morrer” e o lançamento de um livro Breviário Julimariano. A AML também estreitou laços de relacionamento e parceria com o Arquivo Histórico de Rio Casca e outras entidades culturais.

Ainda foram feitos agradecimentos especiais aos jovens Willian e Emerson Reis que têm contribuído para o resgate histórico e organização do acervo do Palácio da Cultura.

 

APOIO

 

A reunião também contou com a presença da vereadora Eleonora Maira e o Secretário de Cultura e Turismo Silvério Afonso Júnior.

Eles reforçaram o apoio às atividades da AML e garantiram também o incentivo para o funcionamento pleno do espaço para receber a comunidade e, em especial, estudantes.

No encerramento da reunião, o presidente SJ de Moraes também apresentou o calendário de sessões deste ano e citou alguns eventos programados nessa nova fase.

(Carlos Henrique Cruz)

AML Manhuaçu Academia de Letras

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *