domingo , 24 novembro 2024
Home / Destaque / SRS Manhuaçu realiza oficina para implantação da vigilância do óbito por Tuberculose

SRS Manhuaçu realiza oficina para implantação da vigilância do óbito por Tuberculose

Na primeira quinzena deste mês, por meio de videoconferência, aconteceu a oficina de implantação da vigilância do óbito por tuberculose para os 34 municípios que compõe a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu. A capacitação reuniu cerca de 50 técnicos dos programas municipais que atuam na vigilância e controle da tuberculose.

De acordo com a referência técnica em tuberculose da Regional, Helena Cotrim Furtado, a oficina foi uma oportunidade de atualizar as principais informações sobre o Programa de Tuberculose e implantar a vigilância do óbito, que segundo ela tem um alto potencial estruturador do serviço de saúde. “Além disso, com o apoio da referência técnica em Sistemas de Informação em Saúde da SRS, Daria Aparecida de Oliveira atualizamos e qualificamos esses profissionais com foco no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)”, destacou.

Foram apresentadas ainda informações relevantes aos municípios com objetivo de trabalharem a ampliação do diagnóstico de tuberculose ativa e infecção latente e estratégias que devem ser adotadas para redução do abandono de tratamento, bem como o monitoramento dos pacientes evitando dessa forma os óbitos.

SRS Manhuacu oficina vig tuberculose (2)

Números
Dos 34 municípios da SRS Manhuaçu, 25 notificaram pelo menos 1 caso de tuberculose no ano de 2020. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

De acordo com o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, elaborado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose, com a participação de gestores estaduais e municipais, academia e sociedade civil, as metas são a redução do coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e de mortalidade para menos de 1 óbito por 100 mil habitantes até o ano de 2035.

Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu

 

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *