sábado , 23 novembro 2024
Home / cultura / Cidade e rio limpos: Samal intensifica ações de conscientização

Cidade e rio limpos: Samal intensifica ações de conscientização

SAMAL cidade limpa (1)
A prefeitura de Manhuaçu, através do SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana), lançou campanha educativa e de conscientização para manter a cidade e o rio limpos.

A ação terá o objetivo de conscientizar a população e os comerciantes a não jogarem lixo na rua e no rio, contribuindo para uma cidade mais limpa e organizada.
“Precisamos conscientizar a população que essa casa aqui é nossa, então o dever de mantê-la limpa é nosso também. Vamos trabalhar a conscientização e orientação sobre o horário de coleta. É um trabalho de extrema importância. A imagem que as pessoas de fora do município têm é que a cidade é suja. Vamos acabar com esse mito e a primeira medida está sendo feita é a limpeza geral da cidade e do Rio Manhuaçu. Agora é hora de contar com o apoio da população”, disse Kilder Perígolo, Diretor do SAMAL.

A ação será dividida em duas etapas. Na primeira, que já se iniciou, as equipes do SAMAL atuam de forma educativa, com o intuito de conscientizar a população. As equipes de fiscalização vão criar rondas, mapear a cidade e atuar nos pontos mais críticos. As infrações serão registradas com fotos, vídeos e relatórios.
“Contamos também com a participação das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras que estarão notificando as pessoas e empresas que forem flagradas fazendo o descarte irregular de lixo e entulhos”, ressalta Kilder.

SAMAL cidade limpa (1)
Serão confeccionados e distribuídos aos moradores e comerciantes material educativo que detalha a forma correta de descarte do lixo, com horários de coleta e rotas atendidas. O SAMAL irá limpar e afixar placas em locais normalmente utilizados como lixeiras, alertando para a proibição de despejo de detritos. Novos contêineres já foram adquiridos e após a chegada dos mesmos eles serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e distritos.
“Essa ação vai trabalhar na conscientização da população, pois o lixo que é jogado na rua vai para o bueiro, gerando um transtorno para o próprio agente causador”, destaca o Diretor do SAMAL.
Na segunda etapa, que se dará em caráter permanente, os infratores que insistirem na prática ilegal serão punidos em operações de repressão ao descarte irregular e lixões clandestinos pelas equipes de fiscalização. Com multas e sansões previstas na Lei complementar 04 de 12 de dezembro de 2017.
“A questão do lixo impacta diretamente na saúde e no meio ambiente e a população precisa mudar alguns hábitos, e essa mudança passa pela gestão pública dando o exemplo. Por isso, melhoramos a coleta, com serviço regular, e criamos dispositivos para dialogar com a população”, completa Kilder Perígolo.
Desde o início da atual gestão, várias medidas já foram tomadas para reduzir o descarte de lixo nas ruas. Houve reforço do serviço de varrição e a coleta foi reforçada, com a contratação de uma mais mão de obra, reforma e ampliação da frota de veículo com o aumento do número de caminhões atendendo às rotas diariamente. Tais ações visão melhorar o atendimento à população.
Assessoria de Comunicação

 

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *